São Paulo terá bloqueio total de carros em ruas e avenidas nesta terça

Horário será das 6h às 10h em cruzamentos de quatro regiões da capital paulista; só faixas de ônibus serão liberadas

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo fará bloqueios totais de trânsito em quatro pontos da capital nesta terça-feira (5) para incentivar o paulistano a ficar em casa e aumentar o isolamento social na cidade.

Os bloqueios serão feitos das 6h às 10h (veja locais abaixo), segundo a gestão Bruno Covas (PSDB). Apenas faixas de ônibus estarão preservadas para coletivos, viaturas em serviço e veículos de saúde.

Nesta segunda, a prefeitura fez quatro bloqueios, mas permitiu a passagem de veículos comuns. Houve congestionamento em todos eles.

Os funcionários de uma oficina de manutenção de eletrodomésticos próxima da avenida Francisco Morato (zona oeste), e que vão trabalhar de ônibus, atrasaram em cerca de uma hora por causa do transito.

Na cidade, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o índice de congestionamento foi de 11 km, entre 8h e 9h.

Na quinta-feira (30), a companhia disse que o índice ficou em 18 km, às 8h. O número foi recorde na cidade de São Paulo durante a quarentena.

“Quanto ao índice de lentidão, a cidade apresentou pico de 21 km às 8h, de acordo com a metodologia de medição realizada a partir de parceria com o [aplicativo] Waze”, afirmou a nota da prefeitura.

Os bloqueios foram realizados por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito).

De acordo com a prefeitura, a restrição ao fluxo de veículos imposta na capital tem o objetivo de colaborar para o aumento da taxa de isolamento social na cidade, que até neste domingo (3) estava em 58%.

Nesta segunda também passou a ser obrigatório o uso de máscara de proteção no transporte público, mesmo em táxis e carros de aplicativo.

Bloqueios - Veja onde

Zona sul

  • Av. Moreira Guimarães x Av. Jurema (com interdição da avenida Rubem Berta em direção ao centro); bloqueio complementar na Rua Luís Góis

Zona Norte

  • Av. Santos Dumont x av. do Estado (tráfego será levado para somente para a pista lateral)

Zona Leste

  • Av. Radial Leste x Vd. Bresser (tráfego será levado para somente para a pista lateral)

Zona Oeste

  • Av. Francisco Morato x av. Morumbi (somente faixa de ônibus na Francisco Morato e carros desviados para av. Morumbi); bloqueio complementar na Rua Sapetuba

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.