Cuidados com a saúde devem ser maiores no inverno

Especialistas alertam para cuidados com doenças respiradores e, principalmente, com o novo coronavírus

Com a chegada do inverno, que começa às 18h44 deste sábado (20), é preciso ter cuidados extras para se prevenir contra doenças, inclusive o novo coronavírus.

"No inverno aumenta a ocorrência de doenças respiratórias, como pneumonia, resfriados, gripes, rinite, sinusite e bronquite", diz o médico infectologista José Valdez Ramalho Madruga, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Consumidores observam roupas de frio em loja de Santana, na zona norte de São Paulo - Rubens Cavallari - 27.mai.20/Folhapress

Segundo ele, isso se dá principalmente por conta da mudança de comportamento. "As pessoas ficam mais em ambientes fechados geralmente com menos circulação de ventos e o ar fica viciado, aumentando a disseminação de vírus e bactérias", afirma.

"O maior número de casos de doenças respiratórias nesta época acontece justamente porque as vias aéreas ficam mais secas e propiciam infeções respiratórias. Agora, o fator que mais interfere é que ficamos mais tempo em ambientes fechados, facilitando transmissão. É de fundamental importância evitar aglomerações e ambientes fechados", afirma o infectologista Renato Grinbaum.

Normalmente, uma das principais características do inverno nesta região é o tempo seco, ou seja, com sol e pouca chuva. E é o que deve acontecer neste ano. "Em relação às precipitações no Sudeste, a chance de frentes frias intensas, com potencial de provocar chuvas, será somente no início do mês de julho. Já em junho, aqui em São Paulo, as chuvas da primeira quinzena devem ficar acima da média", diz a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.

Em relação às temperaturas, o destaque também fica para julho. Deve ser o mês mais frio do ano, com maior potencial de eventos de frio amplo em toda a região Sudeste do Brasil. As menores temperaturas esperadas para a cidade de São Paulo neste inverno devem ficar entre 5°C e 7°C. Há ainda expectativa de geadas na região da Grande São Paulo, com duas frentes frias de intensidade significativa. Mas, em agosto e setembro, há poucas chances de chuva.

Doenças respiratórias - dicas de prevenção

  • Manter os ambientes ventilados, mesmo que reduzindo a abertura das janelas
  • Intensificar as medidas de higienização das mãos
  • Manter uma boa hidratação corporal com a ingestão de líquidos (água, chás ou sucos)
  • Seguir uma dieta balanceada, rica em vitamina C, com frutas como laranja, limão e tangerina
  • Não use umidificador, pois o ambiente úmido facilita as infecções respiratórias
  • Tome sol de 20 a 30 minutos por dia, antes das 10h ou depois das 16h
  • Mantenha os ambientes limpos para evitar o acúmulo de bactérias e vírus
  • Não ligue com frequência o ar-condicionado, pois aumenta o risco de doenças respiratórias

Fonte: Infectologista José Valdez Madruga

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.