Descrição de chapéu Grande SP

Guardas usam bala de borracha para dispersar aglomeração na Grande SP

Imagens mostram dois agentes usando spray de pimenta contra duas pessoas em Guarulhos

São Paulo

Guardas civis municipais atiraram com balas de borracha para dispersar uma aglomeração de pessoas, no início da madrugada de domingo (26), em Guarulhos (Grande SP). Os agentes também usaram bombas e spray de pimenta. Ninguém se feriu.

Imagens feitas com celular mostram GCMs, com espingardas em punho, atirando em direção a pessoas que estão a vários metros de distância dos guardas. Um morador alerta os agentes sobre a presença de crianças na rua, mas mesmo assim os tiros continuam, conforme os GCMs avançam.

Enquanto ao menos quatro guardas avançam dando tiros de borracha, um homem e uma mulher se aproximam de outros dois GCMs, que borrifam spray de pimenta contra o casal e também acertam, indiretamente, um homem próximo deles.

A reportagem apurou que, instantes antes da chegada dos GCMs, ocorria um fluxo de funk entre as ruas Pérola e Clovis, no bairro Marabá. Os guardas foram chamados por meio de uma denúncia para verificar a aglomeração de pessoas -- que é proibida em decorrência da pandemia da Covid-19.

Resposta

Segundo a GCM de Guarulhos, ao chegar ao cruzamento do bairro Marabá, os agentes constataram a aglomeração de pessoas, além da presença de veículos bloqueando a rua com som alto, "perturbando o sossego público". "Os agentes tentaram dialogar e, ao iniciarem procedimentos para encerrar o evento ilegal e desinterditar a via, os participantes começaram a jogar pedras, garrafas e pedaços de madeira contra a equipe", diz trecho de nota.

Em decorrência disso, os guardas, segundo a GCM, usaram bombas de efeito moral e atiraram com balas de borracha com o intuito de dispersar as pessoas. "Importante destacar que nesse tipo de intervenção são utilizados apenas equipamentos não letais e com muita a cautela", salientou a GCM.

Sobre o uso do spray de pimenta contra o casal, a GCM alega que o homem e a mulher "estavam muito exaltados e na iminência de partir para confronto físico."

Sobre eventuais excessos cometidos pelos agentes, a GCM afirma que toda a ação foi documentada e que a Corregedoria da instituição vai apurar a conduta dos guardas.

Dois guardas usam spray de pimenta contra duas pessoas, no momento em que ambas se aproximaram dos agentes para conversar, na madrugada deste domingo (26) em Guarulhos (Grande SP). - Reprodução
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.