Usar máscara durante exercícios é essencial contra o contágio

Falta do item pode colocar a si e aos outros em risco de contaminação pelo novo coronavírus

São Paulo

Diante da obrigatoriedade do uso de máscara em diversas situações, é comum ouvir reclamações sobre o incômodo provocado pelo item. Independentemente disso, especialistas afirmam que o uso adequado do equipamento de proteção individual é fundamental para evitar a disseminação do novo coronavírus.


Conforme a situação local da pandemia, cidades como São Paulo têm adotado medidas de flexibilização na quarentena. Nas últimas semanas, a capital paulista reabriu parques, centros esportivos e academias sob regras como o uso obrigatório de máscara e distanciamento social.


Diante de um decreto, Fernando Carmelo Torres, médico do Esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) reforça a importância de seguir a legislação vigente.
“A lei se cumpre, não se discute”, diz. Além disso, a máscara é uma proteção importante e uma defesa adicional caso haja dificuldade para manter a distância correta de outras pessoas durante a prática.


Torres explica que a máscara funciona como uma barreira física entre o sistema respiratório e o ar que está sendo inspirado e expirado. Isso faz com que a pessoa precise forçar um pouco a musculatura respiratória e se canse mais fazendo a mesma carga de exercícios do que faria sem o item.


Devido a este bloqueio, José Rodrigues Pereira, pneumologista da rede de hospitais São Camilo de São Paulo, recomenda que as atividades sejam feitas com intensidade menor do que o habitual para que não haja desconforto. “A vida não está normal, tem restrições a serem feitas”, afirma.

Sem contraindicações

Com o uso e prática adequada, Pereira explica que a máscara não oferece riscos à saúde. A barreira não irá causar sufocamento, hipertermia nem intoxicação por gás carbônico. Na verdade, ela é fundamental para evitar a transmissão e contaminação pelo vírus.


Além disso, Rodrigo Andrade, professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi, acrescenta que esse eventual esforço ao usar a máscara não causará melhoria no condicionamento físico, diferentemente do que se acreditava no passado.


“A quantidade de oxigênio transportada é a mesma, o que muda é a força que vai fazer para puxar o ar”, explica Andrade. O pneumologista lembra que ainda há pontos a serem estudados e analisados sobre as questões fisiológicas do uso de máscara durante a atividade física.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.