Descrição de chapéu Coronavírus

Parques estaduais de SP ampliam horário a partir desta quarta (26)

Locais têm cabines de desinfecção; visitas seguem suspensas aos fins de semana

São Paulo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, retoma a partir desta quarta-feira (26) o horário regular de funcionamento de quatro parques estaduais durante a semana. Desde a reabertura, as unidades estavam funcionando apenas das 10h às 16h.

São eles: Alberto Löfgren (Horto Florestal), na zona norte; Água Branca e Villa Lobos/Candido Portinari, na região oeste, e PET - Núcleo Engenheiro Goulart, na zona leste. Outras 14 áreas verdes do estado na Grande SP voltam ao horário normal até o dia 8 de setembro, conforme um cronograma de retomada em etapas.

As visitas durante os fins de semana e feriados permanecem suspensas, para, segundo a administração estadual, evitar aglomerações.

Frequentadora passa por cabine de desinfecção no parque Villa Lobos, em Pinheiros (zona oeste de SP); uso é opcional - Rubens Cavallari/Folhapress

O público deve continuar respeitando as medidas de segurança, como uso de máscara e distanciamento social. Além disso, nos quatro parques que estendem o período de visitações a partir desta quarta terão as chamadas "cabines higienizadoras" e de sanitização, que liberam clorexidina 0,2% (produto utilizado em enxaguantes bucais, cosméticos e sabonetes) por meio de uma máquina equipada com sensor. Ao todo, são 12 cabines distribuídas pelos quatro parques e três deles já contam com o serviço - com exceção do Água Branca, em que o compartimento está sendo instalado.

Segundo a assessoria de imprensa da Neobrax, empresa do ramo farmoquímico que cedeu as cabines à gestão João Doria (PSDB), a recomendação é de que os espaços não sejam utilizados por animais, já que eles podem ter alergia ao produto —testado em humanos. Outra orientação é evitar que o insumo entre em contato com os olhos.

Nesta terça (25), o comerciante Hércules Farias, 43, que mora em Caieiras, na Grande São Paulo, esteve no Parque Villa-Lobos pela primeira vez desde o início da quarentena. "Vim fazer caminhada e andar de bicicleta. Em todo esse tempo não saí de casa. Pretendo voltar na semana que vem", afirma.

A artesã Cacilda Oliveira Viana, 59, que costuma frequentar o local para fazer caminhadas, conta que se sente segura com o passeio. "Estou achando ótimo, porque está todo mundo de máscara, os banheiros estão limpos."

Os 70 parques municipais de São Paulo também estavam operando em horário reduzido, mas voltaram a funcionar normalmente nesta segunda-feira (24).

Confira o cronograma

A partir de quarta-feira 26/8

  • Villa-Lobos/Candido Portinari: 5h30 às 19h
  • Água Branca: 6h às 20h
  • Horto Florestal: 5h30 às 18h
  • PET – Núcleo Engenheiro Goulart: 8h às 17h

A partir de segunda-feira 31/8

  • Juventude: 6h às 19h
  • Guarapiranga: 8h às 17h
  • Belém: 6h às 18h
  • PET – Núcleos Jacuí, Biacica e Jardim Helena: 8h às 17h

A partir de terça-feira 8/9

  • Jequitibá: 8h às 17h
  • Chácara da Baronesa: 8h às 17h
  • Embu Guaçu: 8h às 17h
  • Gabriel Chucre: 6h às 18h
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.