São Paulo tem o 2° dia mais quente do ano

Temperatura chegou a 33,4ºC; umidade relativa do ar ficou abaixo dos 20%

São Paulo

Esta quinta-feira (10) foi o segundo dia mais quente do ano na capital paulista. A temperatura chegou a 33,4ºC, passando a marca do último dia 4, quando fez 32,5ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo.

O dia mais quente de 2020 foi em 27 de janeiro, quando os termômetros chegaram a 33,7ºC, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nesta quinta, alguns termômetros de rua chegaram a marcar 35ºC, como o da avenida Pedroso de Morais, em Pinheiros, na zona oeste da cidade.

Com o forte calor, a umidade relativa do ar despencou na cidade. Em várias regiões ela ficou abaixo dos 20%. A Defesa Civil decretou estado de atenção em toda a capital paulista, que ocorre quando a umidade relativa está entre 21% e 30%.

Nestes casos, é recomendável que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre às 11h às 15h, bebam bastante água, se protejam do sol em áreas vegetadas e umidifiquem o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a umidade abaixo de 60% é prejudicial à saúde.

Termômetro da avenida Pedroso de Moares, em Pinheiros (zona oeste de SP), chegou a marcar 35ºC - Rivaldo Gomes/Folhapress

A tendência para os próximos dias é de calor intenso, sem a menor possibilidade de chuva até o domingo (13). Nesta sexta (11), a máxima deve chegar aos 33ºC novamente, segundo o instituto Climatempo. No sábado, esquenta um pouco mais, chegando aos 35ºC. Domingo deve ser igual, com a umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Na segunda-feira (14) deve ocorrer mudança à noite, com a chegada de uma frente fria, que deve provocar pancadas de chuva. Assim, a terça deverá ter uma temperatura maia amena, com a máxima em torno dos 25ºC.

Previna-se contra o tempo seco

  • Tome bastante líquido, de preferência água (cerca de dois litros ao dia), para hidratar o corpo
  • Em caso de irritação dos olhos e narinas, use colírios lubrificantes ou soro fisiológico nos olhos e narinas
  • Não saia de casa sem proteção solar
  • Mantenha a higiene doméstica, a fim de evitar o acúmulo de poeira e reações alérgicas
  • Durante o dia, a casa dever ser arejada e ventilada para renovação do ar da casa
  • Lave as mãos periodicamente
  • Evite prática esportiva ao ar livre entre 11h e 17h
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.