Até novembro, mais de 300 postes serão retirados das ruas da Vila Olímpia, em SP

Retirada acontece depois do enterramento de cabos de energia e de telecomunicações nesta região da zona sul da capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de 300 postes de fiação serão retirados das ruas da Vila Olímpia, na zona sul da capital paulista, até o fim de novembro. Segundo a concessionária de de energia Enel, entre o dia 6 e esta quinta-feira (22), já foram tirados 54.

A Grande São Paulo tem 2,4 mil km de rede elétrica embaixo da terra, o que representa 5,7% da rede de distribuição. Não há previsão para o enterramento dos atuais 39 mil km de cabos aéreos.

O trabalho na Vila Olímpia é uma parceria entre a prefeitura, gestão Bruno Covas (PSDB), e concessionárias de serviços, como energia e telefonia. O projeto busca o enterramento de 65,2 km de fios e a retirada de 3.014 postes em 170 vias também na região central, além da rua da Consolação e da avenida Nove de Julho. Não há, contudo, previsão para terminar a ação.

A retirada dos postes acontece após o enterramento dos cabos que cruzam o céu da Vila Olímpia. Segundo a operadora de energia, a rede elétrica na região é subterrânea desde 2018. Depois da retirada dos cabos aéreos também das empresas de telecomunicações, os postes puderam ser removidos.

Os trabalhos de remoção acontecem de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. Em vias expressas, como a avenida Nações Unidas, o trabalho acontece durante a madrugada.

O concreto, a armadura elétrica, o vergalhão e os anéis que fazem a conexão dos fios nos postes retirados serão reciclados. Cada um deles tem 10% de ferro, que pode ser reutilizado em fundições, e 90% de concreto, que é destinado a virar pavimentação.

A empresa diz que a implementação de enterramento precisa seguir “critério de investimento prudente”, pois os custos devem ser repassados para os usuários, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.