Descrição de chapéu Interior

Polícia vai usar scanner 3D para reconstituir acidente que matou 41 no interior de SP

Tecnologia é a mesma usada na favela de Paraisópolis no ano passado quando nove jovens morreram pisoteados em ação da PM

São Paulo

A Polícia Civil de Avaré (267 km de SP) vai usar um scanner 3D para auxiliar na perícia do local onde 41 pessoas morreram, após o ônibus em que estavam colidir com um caminhão, por volta das 6h30 de quarta-feira (25), na rodovia Alfredo de Oliveira Camargo, região de Taquarituba (328 km de SP). A informação foi dada nesta sexta-feira (27) pela delegada Camila Rosa Alves, titular da seccional de Taquarituba e responsável pelas investigações.

A tecnologia é a mesma que foi usada pela Polícia Técnico-Científica para recriar a favela de Paraisópolis em 3D, reconstituindo a ação de policiais militares que resultou na morte de nove pessoas, em dezembro do ano passado, na zona sul da capital paulista.

Em nota enviada nesta sexta-feira, a PM afirma que o inquérito policial militar instaurado à época foi arquivado, “sem surgimento de motivos subsequentes para o desarquivamento.”

A delegada Camila Rosa Alves afirmou ao Agora que uma nova perícia será feita na próxima semana no km 171 da via, onde houve o acidente. “Faremos uma varredura em 360 graus, que irá auxiliar na montagem de imagens para reconstituir a dinâmica fatos, junto com outras informações obtidas no dia [da colisão]. Poderemos saber se houve frenagem ou não”, afirmou a policial, por telefone, referindo-se ao fato de o motorista do ônibus alegar, em depoimento, que o freio do veículo falhou instantes antes da colisão.

A polícia aguarda o resultado de outros laudos periciais, como dos tacógrafos dos veículos envolvidos no acidente, para constatar se estavam em alta velocidade. Até o momento, as investigações estão voltadas para uma suposta falha humana como causa da colisão.

Amigos e familiares no cemitério municipal de Itaí, durante enterro das vítimas do acidente entre um ônibus e um caminhão que causou 41 mortes e deixou dez pessoas feridas na manhã de quarta-feira (25) na região de Avaré, interior de São Paulo. - Eduardo Anizelli/ Folhapress

Além do scanner 3D, a polícia também colhe o depoimento de testemunhas e pessoas envolvidas direta e indiretamente no caso. Nesta sexta também foram ouvidos representantes da Stattus Jeans Indústria e Comércio, de Taguaí (347 km de SP), onde as 41 vítimas mortas no acidente trabalhavam. A reportagem tentou durante toda sexta falar com a empresa, sem sucesso.

“Eles [representantes da empresa] pediram um prazo para apresentar documentações”, afirmou a delegada, sem entrar em detalhes sobre quais documentos seriam. Ela acrescentou também que a perícia no ônibus em que as vítimas estavam foi concluída.

Os laudos periciais serão fundamentais para as investigações pois, ainda de acordo com a delegada titular, alguns testemunhos dados à polícia “não estão fidedignos.”

O scanner 3D que será usado pela Polícia Civil realiza uma "captura de realidade", criando digitalmente o ambiente em que é usado, disse o engenheiro agrimensor Marcelo Benevenuto.

Ele explicou que o equipamento usa o Lidar [sigla em ingês para Detecção de Luz e Alcance] que funciona como um radar, podendo reproduzir digitalmente ambientes. “Isso na ciência é usado em diversas aplicações. Neste caso [da polícia], vai ajudar a reconstituir o local do acidente”, afirmou o engenheiro, que também é cartógrafo da Geotech Brasil

Benevenuto disse ainda que o scanner também fotografa em 3D, recurso que poderá facilitar o trabalho investigativo da polícia. “Tendo as imagens em 3D, a polícia não precisará retornar ao local [do acidente] para realizar análises”, exemplificou.

O resgate dos 41 corpos no local do acidente no interior paulista levou quase seis horas para ser realizado.

A capitão Aline Camargo, porta-voz da PM, afirmou ao Agora na ocasião que o último corpo foi retirado do ônibus por volta das 12h. Eles foram transportados em um caminhão frigorífico, ainda conforme a oficial disse à reportagem.

Segundo a porta-voz da PM, a pista onde ocorreu o acidente conta com uma faixa contínua simples. A Polícia Civil está convicta de que ônibus invadiu a pista oposta, provocando o acidente com um caminhão. As circunstâncias em que isso aconteceu ainda não foram esclarecidas.

O coletivo levava trabalhadores de Taquarituba até a indústria têxtil de Taguaí (347 km de SP).

Os Primeiros corpos do acidente no interior de SP foram enterrados às pressas na madrugada do dia seguinte à tragédia.

Veja a lista de mortos no acidente


1) Adriel Calebe Alves de Oliveira, 24 (Itaí)
2) Aline Fernanda de Oliveira Antunes, 20 (Itaí)
3) Ana Claudia dos Santos, 31 (Itaí)
4) Andressa Aparecida Espadia, 27 (Itaí)
5) Beatriz Monteiro da Silva, 24 (Itaí)
6) Bruno de Oliveira Faustino, 22 (Itaí)
7) Camila Cristina Franco Vergueiro, 28 (Itaí)
8) Carolina Coelho Batista, 24 (Itaí)
9) Claudinei Carlos Barboza, 30 (Taguaí)
10) Edina Madalena da Silva, 24 (Itaí)
11) Edna Aparecida Lobo Batista, 49 (Itaí)
12) Elisângela Aparecida Mingote, 28 (Itaí)
13) Fabiana Gois Vieira, 38 (Itaí)
14) Fernanda Estefany Silva Pereira, 23 (Itaí)
15) Francis Kelly Aparecida Nunes, 25 (Itaí)
16) Geison Gonçalves Machado, n/i (Campo Largo-PR)
17) Gustavo Ferreira de Oliveira, 24 (n/i)
18) Ivonaldo da Silva Custódio, 20 (Itaí)
19) Jean Soares Alves, 19 (Itaí)
20) Josiel Aparecido Alves, 27 (Coronel Machado)
21) Joyce dos Santos Flores, 20 (Itaí)
22) Leandro Máximo Pereira, 25 (Itaí)
23) Leda Aparecida Estevam, 29 (Paranapanema)
24) Leonardo José Leme, 25 (Taguaí)
25) Luciana da Silva Soares, 45 (Piraju)
26) Lucielem Firmino dos Santos, 27 (Itaí)
27) Lucineia Benedita Soldeira de Melo, 41 (Taguaí)
28) Marciele Pedroso Nunes, 27, Taquarituba
29) Márcio Lima de Freitas, 34 (n/i)
30) Maria Lúcia Martins Rocha, 52 (Itaí)
31) Niveo dos Santos Venâncio, 22 (Itaí)
32) Osani Lúcio, 57 (Itaí)
33) Ramon Pereira de Lima, 25 (Itaí)
34) Regina Gonçalves Domingues, 45 (Itaí)
35) Ronivan Vilhena Augusto, 25 (Itaí)
36) Rosana Rodrigues de Oliveira, 30 (Itaí)
37) Tais Aparecida de Oliveira Ceara, 27 (Itaí)
38) Tiago Aparecido Aulfs, 25 (Itaí)
39) Valquíria de Oliveira Cruz, 33 (Itaí)
40) Vanessa Carolina Vieira dos Santos, 25 (Itaí)
41) Wellington Aparecido Correa, 26 (Itaí)

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.