Descrição de chapéu trânsito

São Paulo vai manter rodízio de veículos no fim do ano e em janeiro

Decisão da gestão Bruno Covas (PSDB) foi tomada por causa do aumento no número de casos do novo coronavírus no município

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo vai manter o rodízio de veículos na capital paulista no período de festas de fim de ano e também em janeiro, ao contrário de anos anteriores. Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), a decisão foi tomada por recomendação de autoridades de saúde. A cidade enfrenta aumento no número de casos do novo coronavírus.

A restrição é válida somente de segunda a sexta-feira, exceto feriados, como já acontece atualmente. Ou seja, os veículos estão liberados para circular por toda a cidade no dia de Natal e em 1º de janeiro, ambos às sextas-feiras, sem risco de multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista.

Transito na ligação leste-oeste sentido centro de São Paulo - Rivaldo Gomes - 3.dez.20/Folhapress

Durante o rodízio, veículos de acordo com as placas, ficam impedidos de circular em determinados dias da semana (veja tabela abaixo) das 7h às 10h e das 17h às 20h no centro expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado mini anel viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, complexo viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Essa não é a primeira vez que Covas altera as regras do rodízio, que chegou a ser suspenso no início da quarentena, buscando conter o avanço da pandemia. Em maio, a prefeitura implantou um megarrodízio para tentar aumentar a taxa de isolamento social. Na época, só poderiam rodar veículos com placas pares em dias pares e com ímpares, em dias ímpares. O horário foi ampliado para 24 horas e aos fins de semana. A medida, porém, não teve efeito e caiu dias depois.

A cidade voltou a registrar recentemente aumento na lentidão do trânsito e o isolamento social já é semelhante aos de antes da quarentena.

Segundo boletim divulgado na noite de quinta-feira (10), a cidade teve 443.695 casos confirmados e 14.857 mortes confirmadas pela doença desde o início da pandemia, em março. Ao todo, 1.032 pessoas estão internadas na rede municipal ou em leitos particulares contratados por causa da Covid-19, 575 em unidades de terapia intensiva. A taxa de ocupação de UTI é de 58%.

Rodízio

Ficam impedidos de circular das 7h às 10h e das 17h às 20h veículos com placas finais*:

Dias da semana Placas
Segunda-feira 1 e 2
Terça-feira 3 e 4
Quarta-feira 5 e 6
Quinta-feira 7 e 8
Sexta-feira 9 e 0
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.