Taxas de utilização de UTI crescem na Grande São Paulo

Na região metropolitana, índice de ocupação de leitos de terapia intensiva subiu de 42,3%, em novembro, para 64,3% nesta sexta (11)

Martha Alves
São Paulo

O estado de São Paulo registra aumento das taxas de ocupação de leitos nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) por pacientes com Covid-19 na rede pública, em um intervalo de um mês

Nesta sexta (11), a Secretaria da Saúde do governo João Doria (PSDB) registrou 58% de ocupação dos leitos de UTI. Em novembro, a taxa era de 39,4% nos hospitais da rede.

Em São Bernardo do Campo (ABC), taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 74% - Adriano Vizoni - 11.set.2020/Folhapress

Na capital, segundo boletim da gestão Bruno Covas (PSDB), a taxa de ocupação de UTI era de 59% nesta sexta. Em 27 de novembro estava em 40%.

Na Grande São Paulo, o percentual saltou de 42,3% em novembro para 64,3% para nesta sexta. A cidade de Guarulhos, por exemplo, tem 85,3% de taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede municipal, mas a prefeitura afirma ter respaldo de leitos das UTIs da Grande SP.

Outra cidade que registrou elevado aumento das internações na UTI em dezembro é São Bernardo do Campo (ABC) com 74% de ocupação, contra 33% em novembro.

Santo André (ABC) tem atualmente 58,74% de taxa de ocupação de UTI. No dia 15 de novembro, o número de pessoas com a doença na UTI representava 37,68%.

Apesar do aumento da ocupação dos leitos no último mês, Santo André ainda mantém hospitais de campanha em operação com 270 leitos de enfermaria e 40 de UTI no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia e da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Para tentar diminuir o avanço, a prefeitura realiza neste sábado (12) o Dia D Ação Comunitária em vários pontos da capital. O objetivo da iniciativa é intensificar as orientações sobre o combate à Covid-19 e insistir nas medidas de proteção individual, como distanciamento social e uso de máscaras e de álcool gel.

As ações começaram nesta sexta-feira (11), em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos locais com grande fluxo de pessoas e no trânsito da cidade.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.