Bilhete digital passa a ser aceito em todas as estações de trem e de metrô em SP

Modelo de passagem por QR code estava sendo testado desde 2019; pagamento é feito no cartão de débito ou crédito

São Paulo

Após pouco mais de um ano de teste, o sistema de pagamento de bilhetes unitários por QR code passou a ser aceito em todas as estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (11) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, a ideia do governo é, gradativamente, trocar os bilhetes tradicionais pelo QR code - Rubens Cavallari -10.jan.2017/Folhapress

O tucano afirma que o novo sistema trará "facilidade e agilidade" aos passageiros da rede metroferroviária. O governador diz ainda que esse modelo de pagamento ajudará a reduzir fraudes envolvendo bilhetes de transporte.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirma que a intenção é fazer com que, gradativamente, o pagamento por QR code substitua o bilhete unitário tradicional, conhecido como Edmolson.

Baldy acrescenta que o novo sistema permite ao usuário "sair da sua casa e já comprar seu bilhete com seu cartão de débito ou crédito e, na palma da sua mão, com seu celular, fazer a utilização nos bloqueios do metrô e da CPTM". Ele destaca que esse método é mais seguro durante a pandemia, já que não há contato físico entre comprador e vendedor.

Para utilizar o bilhete digital como nas estações, o passageiro tem duas opções. Uma delas é baixar o aplicativo Top (disponível gratuitamente para Android e iOS), fazer o cadastro, pagar online com cartão de débito ou crédito e, na hora de embarcar, apontar o celular para o leitor na catraca. Os usuários podem adquirir até dez bilhetes por dia, que ficam disponíveis para quando precisar. Não há prazo para expirar.

Outra possibilidade é usar uma das 543 máquinas de auto-atendimento disponíveis nas estações de trem e metrô. Após o pagamento, via cartão de débito, será impresso um papel com o código, que também terá de ser colocado diante do leitor da catraca. O bilhete também não tem validade, mas a recomendação é para que seja usado em até 72 horas para evitar que a impressão sofra danos.

O novo sistema só é válido para pagamento de bilhetes unitários. Segundo a secretaria, cerca de 30% dos passageiros do Metrô e da CPTM utilizam esse tipo de passagem. O QR code não será válido como bilhete único e nem será aceito nos ônibus.

Como funciona​

Pelo celular

Cadastro

  1. Baixe o programa TOP - Aplicativo de Mobilidade, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS
  2. Escolha se deseja entrar na plataforma com seu cadastro do Google ou com o CPF
  3. Finalize seu cadastro, informando nome completo, nome social (se houver) e data de nascimento. Clique em avançar
  4. Informe seu endereço residencial e o do trabalho
  5. Preencha seu número de celular com DDD
  6. Crie uma senha, confirme e clique em avançar
  7. Você receberá por mensagem de texto um código de confirmação. Copie o código e cole no aplicativo para validar o cadastro. Se a mensagem não chegou, clique em "reenviar código" ou "alterar celular"
  8. Feito o cadastro, clique em "ok, vamos começar"

Comprando o bilhete

  1. Clique em "comprar bilhete", no canto inferior esquerdo da tela
  2. Selecione a opção "bilhete digital QR Code" e informe o número de unidades desejadas. Clique em "continuar"
  3. Nessa etapa, você vai escolher a forma de pagamento . Se for o primeiro acesso, clique em "adicionar outro cartão". Selecione a opção desejada (cartão de crédito, de débito ou cartão virtual da Caixa) e informe os dados do cartão
  4. Com a forma de pagamento selecionada, clique em "continuar"
  5. Para confirmar a compra, você terá de informar o código de verificação do cartão, que, geralmente, fica na parte de trás
  6. Dependendo do banco do cliente, pode ser necessário informar um código de verificação emitido pelo aplicativo do banco

Usando o bilhete virtual

  1. Assim que o pagamento for aprovado, clique em "ver bilhete QR Code"
  2. A imagem que aparece na tela é o QR Code. Aponte-a no leitor da catraca e a passagem será liberada

Nas máquinas de autoatendimento

  1. Procure uma das máquinas de auto-atendimento do sistema, disponíveis em todas as estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)
  2. Informe a quantidade de passagens desejadas
  3. Efetue o pagamento com cartão de débito
  4. Será impresso um comprovante com o QR Code
  5. Aponte esse código no leitor da catraca e passe

Atenção

  • Esse sistema não é válido para o bilhete único
  • Não é possível usar esse modelo de pagamento nos ônibus
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.