Ao menos 44 pessoas morreram à espera de vaga de UTI para Covid em SP

Levantamento feito com 60 cidades paulistas indica que em 15 delas foram solicitados leitos, mas pedidos não foram atendidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em levantamento feito em cidades da Grande São Paulo, interior e litoral, a reportagem constatou que ao menos 44 pessoas morreram à espera de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento dos casos de Covid-19 neste mês de março.

A reportagem procurou 60 administrações municipais (9,3% do total de 645 cidades paulistas), incluindo as 40 com mais de 200 mil habitantes e que, geralmente, comportam os hospitais de alta complexidade, que oferecem serviços tais como o de UTI e tratamentos mais complexos, como hemodiálise, necessários para tratar doenças nos rins, um dos principais problemas de quem enfrenta casos graves de Covid-19.

Dos 60 municípios procurados, 34 responderam até a publicação desse texto. E, destes, 15 informaram que pessoas morreram à espera de leitos de UTI.

O maior número de mortes ocorreu na cidade de Taboão da Serra (Grande São Paulo), com 12 casos. O último desses casos foi na manhã de quarta-feira (10). Internada desde o último sábado (6), quando foi solicitada a transferência via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), uma mulher de 82 anos morreu. A Prefeitura de Taboão da Serra informou que ela apresentava comorbidades, como hipertensão e diabetes. Outros 12 pacientes graves ainda aguardam transferência para leitos de UTI.

0
UPA de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, onde 12 pessoas já morreram à espera de leito de UTI - Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

Em Ribeirão Pires, também na região metropolitana, mais quatro pessoas morreram à espera de leitos, sendo dois homens (64 anos e 78 anos), e duas mulheres (de 68 anos e 71 anos). Todos morreram entre a noite de quarta-feira e na manhã desta quinta-feira (11).

Todos estavam internados em serviços públicos de saúde da cidade à espera de leitos de UTI, já que o quadro de saúde que apresentavam era grave. Agora, no total, são seis mortes na cidade à espera de leitos de UTI, já que outras duas já haviam sido registradas.

Ainda em Ribeirão Pires, outras 15 pessoas aguardam vagas na fila do sistema estadual.

A saturação do sistema atinge até a pequena cidade de Buri, com cerca de 20 mil habitantes, distante 264 km da capital paulista. O município registrou três mortes de pessoas que estavam na fila de uma vaga de UTI para Covid. Um dos casos foi o de um homem de 70 anos, internado desde o dia 1º de março e morto na última segunda-feira (8). “É uma tristeza só. O colapso chegou até aqui. Nunca vi situação tão triste”, afirmou a enfermeira Elaine Vieira Campos, atuando há 15 anos na profissão.

Saturação

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (11) no Palácio dos Bandeirantes, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que ao menos 370 pessoas aguardam vagas de UTI para Covid em todo o estado, entre os 1.065 pedidos feitos. Ao todo são 1.930 pedidos (incluindo outra doenças e acidentes).

Na primeira semana de março, em média, foram recebidos cerca de 1.000 pedidos de leitos de internação de pacientes acometidos pela Covid-19, número 45% superior à média diária de 690 solicitações registradas em junho de 2020.

Segundo Gorinchteyn, nesta quinta-feira 53 municípios paulistas atingiram 100% de taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19, número 41,5% superior ao registrado na última segunda-feira (8), quando 31 cidades apresentavam essas condições.

A reportagem constatou que o problema começa a afetar cidades que reúnem grandes centros hospitalares e que são referência na região onde se encontram, como no caso de São José do Rio Preto, no noroeste paulista. Além de estar com 100% de ocupação nos leitos, existem 40 pessoas em situação grave à espera de um leito de UTI Covid.

É o caso também de Araraquara, perto de saturar, já que está com 91% de ocupação nos leitos de UTI Covid e 83% de enfermaria. Por ser um polo regional, também recebe pacientes de outras cidades. Dos 193 internados na UTI Covid, 50 são de outras cidades.

​Bauru informou estar operando acima do limite de sua capacidade, 106%. Metade dos pacientes que mantém sob seus cuidados é de fora da cidade.

Lista

  • Taboão da Serra 12
  • Bauru 4
  • Buri 3
  • Caieiras 1
  • Diadema 1
  • Dracena 3
  • Franco da Rocha 4
  • Irapuã 1
  • Itapecerica 1
  • Presidente Prudente 2
  • Nova Granada 3
  • Ribeirão Bonito 1
  • Ribeirão Pires 6
  • Rio Grande da Serra 1
  • Tabapuã 1
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.