Descrição de chapéu Coronavírus

Capital paulista começa a fazer enterros noturnos a partir desta quinta (25)

Quatro dos 22 cemitérios da cidade vão usar torres de energia e funcionarão até as 22h

São Paulo

Quatro dos 22 cemitérios da capital paulista começam nesta quinta-feira (25) a ampliar em quatro horas o tempo de sepultamento nas necrópoles, que ficarão abertas até as 22h.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas(PSDB), passam a funcionar neste esquema, por tempo indeterminado, os cemitérios São Luiz (zona sul), Vila Nova Cachoeirinha (zona norte) São Pedro, conhecido como Vila Alpina, e da Vila Formosa, ambos na zona leste.

Segundo o Serviço Funerário de São Paulo, mesmo com o mês de março ainda não concluído, até o dia 23 a cidade registrou aumento de 9,5% no número de sepultamentos, comparando os 6.632 casos deste ano, com os 6.056 do ano passado. Os números são das necrópoles públicas, privadas e do crematório.

Mulher presta homenagem a parente sepultado, no dia de finados do ano passado, no cemitério São Luiz, na zona sul da capital paulista - Rubens Cavallari/2020/Folhapress

Com o aumento expressivo de mortes decorrentes da Covid-19, que nesta quarta-feira (24) ultrapasou 300 mil óbitos no Brasil, o serviço funerário do município sentiu a necessidade de ampliar sua estrutura, para otimizar os enterros diários, “a fim de amenizar o sofrimento dos familiares e garantir dignidade no momento do sepultamento”, diz trecho de nota.

Além de ampliar o horário de funcionamento das quatro unidades, a prefeitura também designou mais 50 sepultadores, para que auxiliem durante os enterros noturnos.

Cada um dos quatro cemitérios também irá usar torres de energia, já entregues às unidades, segundo o governo municipal, para que auxiliem nos trabalhos noturnos. As demais necrópoles da cidade manterão o horário padrão, das 7h às 18h.

No primeiro trimestre do ano passado, 16.939 pessoas foram enterradas nos cemitérios públicos, privados e no crematório da cidade. Entre janeiro deste ano, e o último dia 23, foram 19.273 sepultamentos, representando alta de 13,7%.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.