Descrição de chapéu Coronavírus Grande SP

Guarda municipal acaba com três pancadões com 750 pessoas em São Bernardo do Campo

Eventos ocorreram no domingo em três bairros da periferia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo do Campo (ABC paulista) encerrou neste domingo (21) três pancadões que reuniam cerca de 750 pessoas, a maioria delas sem máscara. Por causa das medidas de prevenção contra o coronavírus, todos os eventos que promovam aglomerações estão proibidos de serem realizados.

De acordo com a Prefeitura de São Bernardo, gestão Orlando Morando (PSDB), a maior concentração de pessoas ocorreu na avenida Juscelino Kubitschek, no Jardim Nazareth, periferia da cidade. A GCM informa que os frequentadores chegaram bloquear a via com carros de som.

Ação da GCM de São Bernardo do Campo dispersou cerca de 750 pessoas de festas clandestinas - Divulgação/PMSBC

Após a chegada dos guardas, parte dos jovens fugiu por ruas laterais. A GCM informa ainda que, no início do mês, já havia sido flagrado um pancadão no mesmo local.

Os outros dois pancadões encerrados pela Guarda Civil ocorreram no Sítio Bom Jesus e no Jardim Calux, onde os agentes da corporação precisaram utilizar munição química para dispersar os frequentadores.

Ainda segundo a Prefeitura, 105 estabelecimentos foram fechados por fiscais do município por funcionamento irregular ou desrespeito às normas sanitárias. Também houve a apreensão de sete veículos.

Situação crítica

No domingo, a cidade de São Bernardo estava com uma taxa de ocupação de 88% nos leitos municipais de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na enfermaria, o índice de utilização chegou a 89%.

Desde o último sábado (20), todos os serviços essenciais no município só podem funcionar até as 19h - restrições mais rígidas do que as do toque de recolher adotado pelo governo do estado, gestão João Doria (PSDB).

A medida não se aplica a hospitais, serviços de emergência, farmácias, laboratórios, hospitais veterinários e demais atividades consideradas essenciais à área da saúde. Após as 19h, também poderão funcionar indústrias, empresas de telecomunicação e de segurança. Os serviços de delivery podem funcionar o dia todo e o transporte público fica suspenso entre 22h e 4h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.