Descrição de chapéu Coronavírus

Veja o que muda na fase emergencial da quarentena no estado de São Paulo

Pelas novas regras, celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas serão suspensas

São Paulo

A partir de segunda-feira (15), todo o estado de São Paulo entra em uma etapa ainda mais restritiva da quarentena para conter o avanço da Covid-19. Serviços essenciais, liberados até então mediante os protocolos sanitários, terão o funcionamento afetado por ao menos 15 dias.

Haverá "toque de recolher" entre as 20h e as 5h. Segundo o governador João Doria (PSDB), isso não significa que as pessoas estejam impedidas de andar na rua nesse período (como no caso de um lockdown), mas é uma indicação para que as pessoas não estejam fora de casa a não ser num caso de grande necessidade.

O Governador de São Paulo João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa para anúncio de novas medidas de combate ao coronavírus - Governo do estado de São Paulo/Divulgação

Pelas novas regras, celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas serão suspensas. Atividades administrativas não essenciais em órgãos públicos e escritórios devem ser realizadas em tele-trabalho (home office).

A entrega presencial em restaurantes e outros estabelecimentos, que estava liberada na fase vermelha, será proibida. Segundo o governo, só serão permitidos a entrega em serviços de drive-thru (entre as 5h e as 20h) ou por delivery.

O governo também fez uma recomendação de escalonamento do horário de entrada no trabalho dos serviços que seguirão atuando. A meta é diminuir a aglomeração no transporte público nos horários de pico. A recomendação é de que o início do expediente da indústria aconteça das 5h às 7h, de serviços das 7h às 9h e do comércio das 9h às 11h. Trens, ônibus e metrô seguem operando com 100% da frota.

Escolas estaduais ficarão abertas apenas para a alimentação de alunos que necessitem e a distribuição de materiais e chips, mas somente com agendamento prévio. A recomendação é de que as atividades nas escolas —estaduais, municipais ou particulares— sejam reduzidas ao mínimo necessário. Ainda é permitida a presença de até 35% dos alunos.

A Secretaria Estadual da Educação também adiantou o os recessos de abril e outubro para o período de 15 a 28 de março. Alunos não terão atividades obrigatórias nesse período, mas o Centro de Mídias seguirá oferecendo reprises de aulas como forma de reforço.

O uso de praias e parques está proibido, assim como a realização de qualquer aglomeração. Segue a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos e externos.

O objetivo dessas restrições, segundo o governo do estado, é conter a circulação de até quatro milhões de pessoas, elevando o índice de isolamento da população para mais de 50%. Desde o retorno da fase vermelha, o dia útil que teve o maior índice de isolamento foi a terça-feira (9), com 43%.

"É importante que só saia de casa quem realmente tiver um motivo muito especial para sair, e, se sair, que se proteja o máximo", afirma o secretário-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, segue crescendo o número de casos e mortes pela Covid-19 em São Paulo. Mesmo dois dias antes do fim, a semana atual já registrou 12% mais casos e 12,3% mais mortes que a semana anterior. O crescimento de internações no período foi de 9,8%.

Veja o que muda na fase emergencial

TOQUE DE RECOLHER

  • entre as 20h e as 5h

RESTRIÇÃO COMPLETA

  • Serviço de retirada de todos os setores, inclusive em restaurantes
  • Lojas de materiais de construção
  • Celebrações religiosas coletivas
  • Atividades esportivas coletivas
  • Proibição do uso de praias e parques

TELE-TRABALHO OBRIGATÓRIO

  • Órgãos públicos
  • Escritórios e qualquer atividade fora da classificação essencial

CONTINUAM PERMITIDOS

  • Drive-thru (entre as 5h e as 20h)
  • Delivery (24h)
  • Farmácias (horário normal de cada estabelecimento)
  • Supermercados e similares (horário normal de cada estabelecimento)

RECOMENDAÇÃO DE ESCALONAMENTO DE HORÁRIO DE ENTRADA

  • Das 5h às 7h: Trabalhadores da indústria
  • Das 7h às 9h: Trabalhadores de serviços
  • Das 9h às 11h: Trabalhadores do comércio

ESCOLAS

  • Unidades estaduais abertas somente para a alimentação e a distribuição de materiais e chips, mediante agendamenTo
  • Recomendação para que as atividades sejam reduzidas ao mínimo necessário (inclusive em unidades municipais e particulares)
  • Recessos de abril e outubro das escolas estaduais antecipados para o período de 15 a 28 de março; alunos não terão atividades obrigatórias nesse período
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.