Descrição de chapéu Coronavírus trânsito

Email errado faz 103 agentes de trânsito serem vacinados por engano contra Covid em SP

Comunicação interna da Secretaria Municipal da Saúde deveria convocar profissionais para a imunização contra a gripe

São Paulo

Por uma falha interna de comunicação na Secretaria Municipal da Saúde, gestão Bruno Covas (PSDB), 103 agentes de trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tomaram, por engano, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (13), em quatro regiões da capital paulista. Os profissionais deveriam, ao invés disso, terem sido imunizados contra a gripe, que teve a campanha de vacinação iniciada no dia anterior.

A reportagem teve acesso ao email, com a informação errada, enviado para 22 representantes de Coordenadorias Regionais da Saúde na cidade. No texto, remetido às 9h20 de terça-feira, é afirmado que agentes da CET estavam autorizados a tomar "a vacina contra a Covid-19" em postos montados pela Prefeitura de São Paulo, "mediante a apresentação do crachá". "Solicitamos a divulgação para todas as Unidades de Saúde participantes da Campanha de Vacinação", afirma o trecho final da mensagem.

0
Profissional da saúde segura ampola com imunizante em unidade de saúde da capital paulista - Rivaldo Gomes/28. jan. 2021/Folhapress

Quase uma hora e meia depois, às 10h49, o comunicado enviado anteriormente é corrigido. "Com escusas, o correto é vacinação contra influenza. Desconsiderar a vacinação Covid-19", explica a mensagem.

Durante este período, porém, 103 agentes conseguiram tomar a primeira dose contra o novo coronavírus, em postos de vacinação na Vila Medeiros (Zona Norte), Penha (Zona Leste), Cambuci (Centro) e Butantã (Zona Oeste).

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou ao Agora, no início da tarde desta quarta-feira (14), que, apesar da falha, todos os 103 profissionais do trânsito estão com as segundas doses da Coronavac garantidas, inclusive, para não haver desperdício das doses aplicadas por engano.

"O erro foi corrigido rapidamente, identificado e comunicado às estruturas de SMS [Secretaria da Saúde]. Temos cumprido rigorosamente o Programa Nacional de Imunização e assim continuaremos", afirmou o secretário. ​

Questionada, a Secretaria Municipal da Saúde não se posicionou sobre alguma eventual punição, ao responsável pelo envio da mensagem errada, até a publicação desta reportagem.

Segundo o Vacinômetro, do governo estadual, 1.659,690 pessoas haviam tomado a primeira dose da Coronavac na capital paulista e 762.211 a segunda dose do imunizante, até a das 15h30.

Até a meia-noite desta terça-feira (13), a Secretaria Estadual de Saúde havia identificado mais de 190 mil paulistas, que tomaram a primeira dose da Coronavac, mas que não haviam ainda procurado postos de saúde para concluir a imunização.

Campanha contra a gripe

A campanha de vacinação contra gripe começou, segunda-feira (12), em todo o estado de São Paulo. Segundo a gestão João Doria (PSDB), a ação pretende imunizar, no mínimo, 90% de aproximadamente 18,5 milhões de pessoas.

Nesta primeira fase, que dura até 10 de maio, serão vacinados trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças a partir de seis meses e de até cinco anos completos, totalizando 5,5 milhões de pessoas.

Em 11 de maio, será a vez de pessoas acima de 60 anos, além de professores das redes pública e estadual, somando 7,8 milhões de possíveis imunizados.

A terceira fase, que começa em 9 de junho, o governo pretende atingir 5,1 milhões de pessoas com comorbidades, deficiências físicas e intelectuais, motoristas em geral, agentes das forças armadas, segurança e funcionários do sistema carcerário.

Na capital paulista, segundo a prefeitura, serão 468 pontos de vacinação, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em toda a cidade.

Para saber o local mais próximo de sua casa, clique agui.

Campanha de vacinação contra a gripe

Por que é importante?
O objetivo da campanha é reduzir as complicações e a mortalidade decorrente do vírus Influenza no público-alvo da campanha

Quantas pessoas devem ser vacinadas?
Na capital, devem ser imunizadas mais de 4,7 milhões de pessoas

Fase 1 (a partir de 12 de abril)

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade,
  • Gestantes e puérperas
  • Povos indígenas
  • Trabalhadores da saúde

Fase 2 (a partir de 11 de maio)

  • Idosos com 60 anos e mais
  • Professores das escolas públicas e privadas

Fase 3 (a partir de 9 de junho)

  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Forças de segurança e salvamento e forças armadas
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade

Onde as vacinas serão aplicadas?

  • Exclusivamente em escolas e estabelecimentos da educação
  • Serão 468 postos de vacinação
  • Os endereços estão disponíveis em http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa

Horário
De segunda a sexta, das 8h às 17h


ATENÇÃO!
O recebimento da vacina deve ser adiado nas seguintes situações

  • Pessoa com Covid-19 em curso ou há menos de 28 dias
  • Vacinação contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou 2ª dose de vacina contra Covid-19 a ser tomada em menos de 14 dias


A Vacina contra Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do plano Nacional de Imunização, exceto a vacina contra a Covid-19.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.