Metrô e CPTM passam a vender somente bilhetes com QR Code em SP

Até maio, todas as estações estarão adequadas ao novo padrão de vendas, diz governo do estado

São Paulo

As bilheterias de 16 estações do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começaram nesta segunda-feira (26) a vender somente os bilhetes digitais com QR Code. Esse tipo de passagem, lançada no ano passado, irá substituir o antigo tíquete unitário de papel, chamado de Edmonson. Não haverá mudança no valor da viagem em razão dessa substituição.

Movimentação de passageiros na estação Luz do metrô, na região central de São Paulo - Marlene Bargamo - 8.fev.2021/Folhapress

De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, gestão João Doria (PSDB), a troca dos sistemas será feita gradativamente. A expectativa é de que, até o fim de maio, todas as bilheterias estarão adequadas ao novo padrão de vendas. A pasta informa que o novo modelo é mais seguro e proporciona economia de R$ 100 milhões por ano com a emissão dos tíquetes Edmonson.

Ao passar pelas catracas, o passageiro pode utilizar o novo bilhete impresso ou aproximar o celular do leitor indicado. "Após a compra na bilheteria, o bilhete é impresso para que o passageiro use nas catracas. Mesmo sem ter uma data de validade, no caso do Bilhete Digital QR Code impresso, a recomendação é de que ele seja utilizado em até 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra danos", informa a secretaria, por meio de nota.

A pasta acrescenta que, "para garantir o melhor uso na sua versão em impressa, também é recomendado que não o amasse, dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em gel, para evitar que o QR Code seja inutilizado, e que, após o uso, o papel seja descartado na lixeira mais próxima".

O governo estadual assegura que os bilhetes unitários antigos continuarão a ser aceitos nas catracas, mesmo depois do fim da comercialização. "Ainda não existe uma data definida para que o antigo bilhete unitário deixe de ser aceito e, assim que haja essa definição, a população será comunicada com antecedência", afirma.

Aplicativo

O passageiro poderá optar por comprar o novo bilhete pelo celular, sem a necessidade de passar pela bilheteria da estação. Para isso, precisa utilizar o aplicativo TOP, disponível para download gratuitamente nas plataformas Android e iOS. O pagamento pode ser feito com cartão de débito ou crédito e o limite de compra é de dez unidades por vez.

"Todas as estações da CPTM e do Metrô estão aptas para o uso do Bilhete Digital QR Code, impresso ou no celular, nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia para leitura do código", informa a secretaria.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.