Pacientes com variante indiana vão para hospital em Guaianases

Escolha foi porque unidade está perto do aeroporto de Guarulhos; nenhum caso foi confirmado

São Paulo

O governo de São Paulo vai designar o Hospital Geral de Guaianases, na zona leste da capital, para atender pacientes com a variante indiana do coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a escolha foi por questões técnicas e de logística, em virtude de estar localizado próximo ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, o maior do país.

Por meio de nota, o governo afirmou que do total de 170 leitos, serão preparadas em um primeiro momento 30 vagas, sendo dez de UTI, para pacientes confirmados com a nova variante. Ainda de acordo com o governo, até agora não foram identificados casos da cepa indiana no estado.

O governo afirmou ainda que, neste domingo (30), o hospital estava com 90% dos leitos de UTI Covid ocupados e 64% de enfermaria.

Profissional de saúde mede temperatura de passageiro na barreira sanitária instalada no aeroporto de Congonhas, na zona sul
Profissional de saúde mede temperatura de passageiro na barreira sanitária instalada no aeroporto de Congonhas, na zona sul - Danilo Verpa/Folhapress

Em um voo vindo da Índia no último dia 22, um passageiro de 32 anos recebeu diagnóstico positivo para a nova variante, segundo análise do Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Saúde de São Paulo. O passageiro mora em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e no intervalo de cinco dias circulou por São Paulo e Rio. Três passageiros do voo, que são da cidade de São Paulo, estão sendo monitorados.

Na última semana, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, pediu ao governo federal que feche o aeroporto por 15 dias para evitar que passageiros contaminados e vindos do exterior propaguem a nova cepa do coronavírus. Caso o governo federal recuse o pedido, a prefeitura solicitou um novo protocolo que venha a fortalecer a barreira sanitária.

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul, uma barreira sanitária começou na última quinta-feira (27) para fiscalizar, detectar e monitorar a nova cepa. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a partir desta terça-feira (1º), os testes passarão a ser feitos no próprio aeroporto, sem necessidade de deslocamento até a UBS Jardim Aeroporto, como é feito atualmente. A operação também acontece no aeroporto Campo de Marte, na zona norte.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.