Cidade de SP libera xepa de vacina contra Covid para pessoas a partir de 18 anos

Nova regra para quem busca doses excedentes nas UBSs paulistanas começa a valer nesta sexta-feira (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo liberou a inscrição de todas as pessoas com mais de 18 anos de idade, mesmo sem comorbidades, na fila por doses remanescentes de vacina contra a Covid-19 nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A nova regra foi divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (17) e passa a valer já nesta sexta-feira (18).

As doses da xepa, como são popularmente chamadas, são aquelas que sobram em frascos que foram abertos, mas não foram aplicadas no público-alvo da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde. O objetivo da ação é evitar desperdício de imunizantes.

Depois de abertos os frascos, as doses vencem depois de seis (no caso da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer) e oito horas (a Coronavac, da Sinovac/Butantan).

Para se inscrever nas listas de espera é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e informar seus dados pessoais e um telefone para contato. O posto vai ligar caso sobre vacina, e o candidato terá de ir imediatamente. Em algumas UBSs, a lista da xepa tem até 6.000 pessoas na fila.

Confira aqui a relação completa das UBSs da capital

A regra que valia até esta quinta permitia inscrição na xepa só de pessoas com idade a partir de 50 anos, mas os cinquentões já podem ser vacinados no calendário oficial, até este sábado (19), em qualquer uma das cerca de 600 unidades de saúde do município, conforme escalonamento da prefeitura.

Segundo a secretaria, nenhuma unidade de saúde tem autorização para desprezar doses remanescentes. Diariamente são aplicadas entre 1.800 e 2.000 doses excedentes de vacinas contra a Covid-19 nas unidades de saúde.

No caso dos megapostos de drive thru e de pedestres, quando há sobras de vacina elas são enviadas para a UBS mais próxima. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.