Cerejeiras começam a florescer no parque do Carmo, na zona leste da capital paulista

Por causa da pandemia, entretanto, pelo segundo ano consecutivo não haverá festa para celebrar a chegada das flores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As tradicionais cerejeiras do parque do Carmo, em Itaquera, (zona leste de São Paulo), começaram a florescer nesta semana. Entretanto, , pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia de Covid-19, não haverá festa para celebrar o colorido das flores.

“A florada da variedade okinawa já floriu, da variedade himalaia está florindo atualmente e a yukiwari, que predomina no bosque, deve florescer na próxima semana", diz Lincoln Uwataira, vice-presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, entidade responsável por cuidar das cerejeiras. ​"Não houve atraso na floração e o bosque ficará repleto de flores mesmo a partir da semana que vem”,

Além disso, o parque está com alguns buracos no chão e montes de terra, pois a entidade está realizando o manejo dos exemplares arbóreos das cerejeiras, mas sem expansão no número de árvores. “Estamos tirando um pouco das mudas do bosque 2 e passando para o 1. Se não, do jeito que está, daqui a pouco os galhos e raízes vão cruzar e vai ter uma competição muito grande", afirma Uwataira.

Ainda segundo a federação, a floração da árvore dura em torno de duas semanas e o ideal é visitar o bosque até meados de agosto. “A fase bonita é de 10 dias, depois disso as primeiras folhas já começam a cair e a árvore passa a esverdear”, diz Koniti Wada, secretário-geral da entidade.

Por causa do curto tempo de floração, alguns visitantes foram ao Bosque das Cerejeiras do parque, que conta com mais de 4 mil árvores.

Entre eles, está a auxiliar técnica de educação Shirley Cecília Brito, 45 anos, que visitou, nesta quinta-feira (29), o parque do Carmo pela primeira vez e foi acompanhada pela filha Dewmi, 8, e pela amiga Celi Vieira, 39, dona de casa, que levou o filho Victor Hugo, 9.

“Sabia que não teria festa por causa da pandemia, mas queria vir de qualquer forma ver. Ainda bem que o tempo ficou bom e não choveu, essa era a minha preocupação. Achei as cerejeiras lindas, deu para tirar várias fotos legais e o passeio foi incrível”, diz Cecília. “O parque está limpo, com coisas novas e brinquedos novos. Gostei muito”, completa.

A floração das cerejeiras já começou no parque do Carmo, em Itaquera (zona leste de São Paulo). Cecília Brito, 45 anos, com a filha Dewmi, 8, e a amiga Celi Vieira, 39, com o filho Victor Hugo, 9.
A floração das cerejeiras já começou no parque do Carmo, em Itaquera (zona leste de São Paulo). Cecília Brito, 45 anos, com a filha Dewmi, 8, e a amiga Celi Vieira, 39, com o filho Victor Hugo, 9. - Ronny Santos/Folhapress

Já Celi costuma ir todo ano para ver a floração. “Espero ansiosamente para contemplar a beleza das cerejeiras. Apesar de não ter tido a festa neste ano por causa da pandemia, vale a pena vir com a família, sentar na grama, fazer um piquenique, apreciar as cerejeiras e tirar fotos, com seus devidos cuidados por causa da Covid-19”, diz a mãe de Victor Hugo.

Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o parque estará aberto todos os dias para visitação do Bosque das Cerejeiras das 5h30 às 20h e todos os protocolos sanitários devem ser seguidos, como o uso de máscara e respeito ao distanciamento social.

Depois de 41 edições da Festa das Cerejeiras, que conta com apresentações da cultura japonesa e barracas de comidas típicas do país, o evento, que ocorreu pela última vez em 2019, precisou ser cancelado e deve voltar no próximo ano, segundo a federação.

A cerejeira-do-japão costuma ter sua floração em São Paulo entre junho e agosto e, segundo a tradição, o momento anuncia um período de renovação, que acompanha a transição do inverno para a primavera no Brasil.

Como ver as cerejeiras no parque do Carmo

Parque do Carmo

  • Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera (zona leste de São Paulo)
  • Horário: 5h30 às 20h
  • Telefone: (1 1) 2748-0010 / 2746-5001
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.