Vale do Anhangabaú, no centro de SP, será reaberto aos domingos

Parques públicos municipais, CDCs e Centros Esportivos também voltam a funcionar no horário normal a partir deste sábado (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), anunciou, nesta sexta-feira (23), que vai reabrir o vale do Anhangabaú (região central) a partir deste domingo (25), das 8h às 12h, seguindo protocolos de saúde e segurança.

Por enquanto, a abertura do espaço público será apenas aos domingos, segundo a administração municipal.

O horário é o mesmo da avenida Paulista, que desde a semana passada voltou a ser fechada aos carros para ser transformada em área de lazer para ciclistas e pedestres aos domingos.

Segundo a prefeitura, agentes estarão no vale do Anhangabaú para orientar os visitantes e será obrigatório o uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca, além do cumprimento do distanciamento social.

Em nota na noite desta sexta (23), a gestão Nunes também afirmou que a partir deste sábado (24), os parques públicos municipais, centros desportivos da comunidade e centros esportivos voltarão a funcionar no horário normal de antes da pandemia do novo coronavírus. A prefeitura, entretanto, não informou os horários de abertura e fechamento dos locais.

A decisão foi tomada já que a capital teria atingido 80% de imunização do público elegível. Até a última quinta (22), a cidade de São Paulo estava com 76,7% dos adultos vacinados pelo menos com a primeira dose.

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou uma programação de eventos e atividades para a reabertura do vale do Anhangabaú. Entre elas está a exposição "Olhares da Linha de Frente", em homenagem aos profissionais da saúde, traz retratos de profissionais que atuaram na linha de frente do combate à Covid-19.

As pinturas são assinadas pelo artista Alexandre Ignácio Alves, dando continuidade ao seu trabalho iniciado na exposição "Retratos Preto sobre Preto", exibido em 2019 no Centro Cultural São Paulo.

Reforma

Na última quinta-feira (22), a prefeitura afirmou que assinou contrato de concessão do vale do Anhangabaú por dez anos com a concessionária Viva Vale, por R$ 49 milhões.

O contrato, segundo nota da gestão Nunes, prevê manutenção, preservação e ativação sociocultural de toda a área do baixo dos viadutos do Chá e Santa Ifigênia, vale do Anhangabaú, praça Ramos de Azevedo, trecho da avenida São João, praça do Correio, escadaria da rua Dr. Miguel Couto, parte da avenida São João entre a avenida Ipiranga e a rua São Bento, além de 8.730 m² das galerias Formosa e Prestes Maia e de 11 quiosques na área central do vale.

O plano de reforma do Anhangabaú foi feito na gestão de Fernando Haddad (PT) e retomado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) em 2019, com estimativa de entrega em junho de 2020. Mas houve uma sequência de adiamentos.

Em 22 de fevereiro, a prefeitura liberou uma área de skate no vale do Anhangabaú. O equipamento, que fica perto do viaduto Santa Ifigênia e da estação São Bento da linha 1-azul do metrô, funciona todos os dias, sem interrupção, e a entrada é livre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.