Em São Paulo, ao menos 70% dos postos ficam sem vacina AstraZeneca para segunda dose

Ao menos 428 locais de vacinação estavam sem o imunizante no começo da tarde desta sexta-feira; prefeitura diz que recebeu nova remessa e que está regularizando situação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nilson Hernandes
São Paulo

Ao menos 428 dos 610 postos de vacinação da cidade de São Paulo estavam sem vacina AstraZeneca para aplicação da segunda dose entre a manhã desta sexta-feira (13). Ou seja, em 70% não havia o imunizante para o reforço na imunização contra o novo coronavírus.

Os dados constam no site "De Olho na Fila", serviço que informa a situação dos postos de vacinação e quais marcas de vacina estão disponíveis para segunda dose.

O problema ocorreu em todas as regiões da cidade, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), postos de drive-thru, em que não é preciso descer do carro para se imunizar, e megapostos para perdestres.

Em alguns também não havia o imunizante da Coronavac e da Pfizer para segunda dose.

No início da tarde sexta sexta, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou em nota que recebeu, na noite anterior, 451.990 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 251.990 de CoronaVac e 200 mil de AstraZeneca.

"Na manhã desta sexta as doses já foram para os postos de armazenamento e distribuição de imunobiológicos da capital e, em seguida, separadas e enviadas às unidades de saúde, para o reabastecimento", afirmou a pasta. "A secretaria esclarece que realiza o remanejamento entre as unidades do município, para garantir a vacinação nos territórios e resolver eventuais desabastecimentos causados pela alta adesão em regiões específicas", completa o texto.

E por causa do problema, a prefeitura disse que as AMA/UBS Integradas e as UBS (Unidades Básicas de Saúde) aplicarão neste final de semana a segunda dose de todos os tipos de imunizantes (AstraZeneca, Pfizer e Coronavac). O horário para essa imunização será das 8h às 17h no sábado (14) e no domingo (15).

Na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) os postos de vacinação estarão abertos para a repescagem tanto de quem não tomou a segunda dose quanto para o público-alvo elegível acima de 18 anos que não tomou a primeira dose.

Esta não é a primeira vez que falta vacina nos postos de vacinação de São Paulo. Em junho, a prefeitura chegou a suspender a vacinação por um dia porque não havia imunizante contra Covid-19 nos postos.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde, do governo João Doria (PSDB), disse que o município de São Paulo recebeu nesta quinta mais 335,7 mil doses de vacinas, incluindo Coronavac e Astrazeneca, "com a totalidade necessária para o momento". O número é inferior ao que a gestão Ricardo Nunes afirma ter recebido.

Xepa de segunda dose

​Na noite de quinta-feira (12), a Secretaria afirmou que vai abrir inscrição na próxima segunda para as pessoas que quiserem adiantar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), quem tomou primeira dose das vacinas Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca poderá se inscrever nas 468 UBSs do município para antecipar a aplicação da segunda.

“É preciso ter tomado a primeira dose há mais de 60 dias [Pfizer ou AstraZeneca). No caso da Coronavac, o intervalo mínimo é de 15 dias”, diz a nota da prefeitura sobre a xepa para segunda dose.

Pelo calendário atual, a dose de reforço da Pfizer e da AstraZeneca é dada em 12 semanas. Para a Coronavac, o período entre uma dose e outra é de 28 dias.

Segundo a administração municipal, essa antecipação será possível por causa da conclusão da aplicação da primeira dose nos adultos acima de 18 anos, que deverá ser feita neste final de semana, com a virada da vacina.

No sábado, poderão se vacinar, das 7h às 19h, as pessoas de 20 e 21 anos. Das 19h em diante, até as 17h de domingo, também poderá ser imunizado o público a partir de 18 anos. São esperadas 600 mil pessoas nos dois dias.

“A aplicação de doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS. Cada unidade de saúde deverá organizar uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado. Pode ser se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. É necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição”, diz a prefeitura.

Nesta sexta-feira a cidade está vacinando pessoas de 22 anos. No sábado, durante o dia, a imunização é para 21 anos. Na sequência, durante a madrugada completa o público adulto.

Veja onde se vacinar no final de semana:

Sábado (14)

  • Público-alvo: 20 e 21 anos

Postos de vacinação:

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas: das 7h às 19h
  • UBSs: das 7h às 19h
  • Farmácias: das 8h às 17h

Domingo (15)

  • Público-alvo: 18 a 21 anos;

Postos de vacinação:

  • AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 17h
  • UBSs: das 7h às 17h
  • Farmácias: das 8h às 17h
  • Duas farmácias parceiras e duas tendas na avenida Paulista: das 8h às 16h (Drogaria São Paulo nos números 2.371 e 266 e tendas em frente ao Parque Prefeito Mário Covas, 1.853)

Potos que vão funcionar sábado e domingo, das 8h às 17h

TCM
Av. Ascendino Reis, 1130, portão D

Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.025, Portão 3

Hospital Dom Alvarenga
Av. Nazaré, 1.361, Ipiranga

Subprefeitura de M'Boi Mirim
Av. Guarapiranga, 1.695, Parque Alves de Lima

Shopping Campo Limpo
Estr. do Campo Limpo, 459, Vila Prel

Clube Hebraica
Rua Ibiapinópolis, 781, Pinheiros

Allianz Parque
Av. Francisco Matarazzo, 1.705, Água Branca (funcionará no sábado, até as 17h. No domingo não abre)

Postos que vão funcionar das 19h de sábado até as 7h de domingo

Clube Paineiras do Morumbi
Av. Dr. Alberto Penteado, 605

Shopping Interlagos
Av. Interlagos, 2.255, estacionamento subsolo, portão 5

Shopping Jardim Sul
Rua Nelson Gama de Oliveira, s/nº, em frente ao nº 439

Club Athletico Paulistano
Rua Honduras, 1.400

Novartis
Av. Professor Vicente Rao, 90

Anhembi
Rua Olavo Fontoura, portão 38

Memorial da América Latina
Rua Tagipuru, 500, referência: portão 2

Shopping Anália Franco
Av. Regente Feijó, 1.739

Igreja Boas Novas
Rua Marechal Mallet, 535)

Cantareira Norte Shopping
Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001

Neo Química Arena Corinthians (no domingo abre até as 12h)
Av. Miguel Ignácio, 2.492 Curi, portão E4

Mega Vila Maria
Rua Gastão Madeira, 226

Shopping Aricanduva
Av. Aricanduva, 5.555, estacionamento Auto Shopping. Acesso pelo portão P4

Megaposto FMU Santo Amaro
Av. Santo Amaro, 1.239

Megaposto Shopping Raposo Tavares
Rod. Raposo Tavares, km 14,5, Jardim Boa Vista

Megaposto Catedral de São Miguel Arcanjo
Praça Aleixo Mafra, 11, São Miguel Paulista

Fonte: Prefeitura de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.