Uma falha no sistema de alimentação elétrica na linha 1-azul do metrô de São Paulo levou a empresa a fechar seis estações e causou lentidão nas linhas 3-vermelha e 2-verde nesta segunda-feira (2).
Segundo o Metrô, por volta das 16h15 houve sobreaquecimento de cabos em uma região de estacionamento de trens próximo à estação Luz. O problema só foi resolvido mais de quatro horas depois, às 20h34.
Funcionários da empresa com treinamento para combate a princípios de incêndio tiveram de atuar. De acordo com o Metrô, nenhum usuário ficou ferido.
O problema, porém, provocou grandes transtornos com grandes aglomerações dentro e fora das estações.
Das 16h15 até perto das 18h, seis estações da linha 1-azul ficaram fechadas: São Bento, Luz, Tiradentes, Armênia, Portuguesa-Tietê e Carandiru. Também neste período, os trens circulavam em apenas uma das vias, o que causou ainda mais lentidão e transtornos.
Das 18h às 20h34, apenas a estação São Bento precisou ficar bloqueada. Com isso, os trens circularam deste ramal só circulam de Jabaquara até a Sé e da Luz até Tucuruvi. O trecho entre estas duas estações teve de ser feito de ônibus. Para atender aos passageiros que precisam acessar esse percurso, foi acionado o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência).
Durante todo período da pane, o Metrô afirmou que os passageiros foram informados do problema pelo sistema de som das estações e trens e pelas redes sociais da empresa.
Isso, porém, não impediu uma enxurrada de críticas via rede sociais. “A mesma linha que vai pro Jabaquara, está indo pro Tucuruvi também. Ou seja, espera triplicada”, escreveu o usuário @Lazarosep (Pedro Lázaro) no Twitter. Alguns recorrerem ao bom humor. “Linha azul do metrô tá daquele jeitinho que o paulistano ama. Em Santana só tem uma catraca disponível e os trens estão iguais a conta bancária da Beyoncé, lotados!!!”, escreveu Sthefany Menezes.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.