Mãe e três filhos morrem durante incêndio em indústria química de Barueri, na Grande SP

Fogo teve início no fim da manhã desta quinta (26); entre os mortos estão duas crianças e um bebê

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao menos quatro pessoas morreram em um incêndio de grandes proporções que atingiu uma indústria química no início da tarde desta quinta-feira (26), em Barueri, na Grande São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas morreram carbonizadas e são uma mãe e três filhos: um de quatro anos, outro de dois, além de um bebê de 11 meses.

O pai dos três foi levado para um hospital. Ele trabalhava como zelador no local, onde morava com a família nos fundos de uma das empresas atingidas pelo fogo, segundo os bombeiros. Um dos filhos do casal, de 12 anos, estava na escola no momento.

A Prefeitura de Barueri confirmou ainda que oito pessoas foram socorridas, sendo que duas mulheres foram levadas em estado grave para o Hospital Municipal de Barueri, com 80% dos corpos queimados. As outras seis foram para o Pronto-socorro Central com ocorrências leves: quatro por intoxicação por fumaça e duas por queimaduras.

Incêndio atinge uma empresa química localizada em um galpão no Jardim Califórnia, em Barueri, na Grande São Paulo; há informação de feridos - Reprodução/TV Globo

De acordo com o comandante Jefferson de Mello, do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 11h na parte superior da indústria de produtos químicos Araguaya Química, localizada no Jardim Califórnia, e, com o vazamento dos produtos, atingiu a fábrica debaixo, de plásticos. Ao todo, nove prédios foram atingidos pelas chamas, sendo duas casas e sete empresas.

“O Corpo de Bombeiros chegou muito rápido e conseguiu proporcionar o isolamento ideal, mas, mesmo assim, o líquido inflamável desceu pelas galerias, atingiu uma residência e causou um princípio de incêndio em uma escola, mas não chegou a pegar fogo, foi isolada com o auxílio da Defesa Civil do município, que chegou muito rápido. Conseguimos isolar o local sem pânico e com segurança”, afirmou Mello.

Houve vazamento de etanol e alguns carros também chegaram a ser atingidos. Devido ao derramamento de combustível, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi chamada. A empresa enviou ao local duas equipes da agência ambiental de Osasco, na Grande São Paulo, e integrantes do setor de atendimentos a emergências.

Em nota, afirma que não foi detectado nenhum produto químico, que pudesse caracterizar uma situação de risco em rede de água ou esgoto. Nesta sexta (27), técnicos retornarão ao local para acompanhar o trabalho de remoção dos entulhos e vistoriar se ficou alguma embalagem de produto químico intacta. A perícia deve acontecer, assim que o local for liberado pelos bombeiros para determinar a origem do incêndio.

Além disso, o fornecimento de energia também foi interrompido. Ele não havia sido retomado até a conclusão desta reportagem.

Um vídeo publicado na conta oficial dos Bombeiros no Twitter mostra a extensão da fumaça preta formada pelo incêndio.

Atuaram na ocorrência 28 viaturas do corpo de Bombeiros, totalizando 97 homens, além de um grupo de ações emergenciais e de desastres. Somou-se a essa força-tarefa a Guarda Municipal de Barueri, a Defesa Civil, o Demutran, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Até a conclusão desse texto, o fogo encontra-se praticamente extinto. Os bombeiros, contudo, ainda estavam no local e previam mais quatro horas de trabalho para deixar o local em total segurança.

Fumaça gera precaução

Devido à fumaça densa e as gotículas de produtos químicos que recaem sobre o local e nas proximidades, as autoridades municipais e estaduais que atuam na ocorrência interditaram uma grande área.

O incêndio forçou o cancelamento das aulas de pelo menos nove escolas municipais do entorno, segundo a prefeitura.

Um lar que abriga 43 idosos, o Grupo Vida, que fica perto de onde ocorreu o incêndio, realizou a remoção dos internos para um local mais seguro.

A reportagem não conseguiu contato com representantes da empresa Araguaya Química.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.