Descrição de chapéu Coronavírus Grande SP

ABC prorroga para o fim de setembro restrições para comércio e serviços

Mudança foi anunciada nesta sexta-feira (10), aumentando a medida em 15 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As restrições de horário e público em estabelecimentos comerciais no ABC --para evitar a proliferação da Covid-19-- foram prorrogadas para até o próximo dia 30, segundo afirmado na manhã desta sexta-feira (10), pelo prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, após reunião para debater, entre outros pontos, as regras de flexibilização da quarentena.

"O ABC vai manter as restrições até 30 de setembro. A gente sempre tenta construir uniformidade aqui na região [entre as 7 cidades], mas nem sempre é possível, por causa das singularidades e particularidades de cada cidade, mas, com exceção de São do Sul, a mesma regra vigente até hoje [para frequentar comércios] vai até 30 de setembro", afirmou Serra, em coletiva de imprensa, em que foi anunciada também a inclusão da capital paulista entre os municípios integrantes do consórcio.

As gestões das seis cidades do ABC optaram por manter as restrições da quarentena para conter a Covid-19, não acompanhando desta forma a flexibilização anunciada pelo governador João Doria (PSDB), que liberou 100% a frequência de clientes em comércios e serviços, desde o o último dia 17.

Como já anunciado anteriormente pelo consórcio do ABC, as restrições no comércio continuam com funcionamento de até 80% da capacidade de público das 6h até a meia-noite em cinco cidades: Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em São Bernardo do Campo a capacidade é de 60% das 6h até 22h. São Caetano segue o Plano SP, com liberação total de capacidade de público e horário.

O objetivo é conter o avanço da variante delta do novo coronavírus e aguardar a ampliação da cobertura da vacinação.

Por unanimidade, os prefeitos da região do ABC também optaram por não adotar o passaporte da vacina para permitir que apenas pessoas imunizadas contra a Covid-19 possam ter acesso a ambientes fechados. A decisão também foi tomada em reunião do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada 26 de agosto.

Na capital paulista, para participar de eventos com mais de 500 pessoas, é necessário a apresentação do passaporte, que pode ser baixado por meio de aplicativo da Prefeitura de Sâo Paulo.

Em Guarulhos, na Grande SP, a passaporte também vale para padarias, restaurantes e comércios. No primeiro dia em que a medida entrou em vigor, porém, o comércio da cidade da região metropolitana ignorou a medida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.