Governo de SP cede prédio à capital paulista para criação da UBS Vila Mariana

Equipamento era uma reivindicação antiga dos moradores da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gestão do governador João Doria (PSDB) cederá um prédio à Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (PSDB), para a implantação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Mariana, na zona sul, uma antiga reivindicação dos moradores da região.

O prédio a ser cedido é o do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) Santa Cruz, que fica na rua Santa Cruz, na Vila Mariana, e atualmente atende cerca de 4.200 pacientes. Parte desses pacientes serão remanejados para outros serviços, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

​O decreto com detalhes da concessão será publicado na edição desta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Além de ser uma reivindicação antiga dos moradores da região, a criação de uma UBS na Vila Mariana era discutida há anos pelo Conselho Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo. A nova UBS deverá atender 132 mil moradores que integram o distrito administrativo do bairro, segundo o governo estadual.

Deslocamento

O NGA Santa Cruz é um ambulatório de especialidades. Os pacientes atendidos ali são referenciados, ou seja, encaminhados por UBS por meio do sistema de regulação de vagas do estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as cerca de 4.200 pessoas atendidas no NGA Santa Cruz estão sendo avisadas desde o dia 1º de setembro a respeito da mudança. Serão colocadas equipes para orientar as pessoas a respeito e tirar dúvidas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Cerca de 1.200 idosos atendidos no NGA Santa Cruz agora precisarão se deslocar 1,5 km até o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Idoso Sudeste, também na Vila Mariana.

Os 800 pacientes atendidos nas áreas de clínica médica e ginecologia serão atendidos pela futura UBS Vila Mariana. Os cerca de 120 pacientes que hoje são atendidos no NGA Santa Cruz, precisarão se deslocar 3km para serem atendidos na AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Flávio Gianotti, no Ipiranga.

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as unidades de referência também realizarão exames, com média de 1 mil por mês, e dispensação de medicamentos, com capacidade para 3 mil receitas ao mês.

Prédio histórico

O prédio onde está localizado o NGA Santa Cruz é da década de 1950. Entre outras ocupações, ele já ofereceu serviço de saúde especializado para bancários, atendimento materno-infantil, pediátrico, e só em 1991 é que se tornou o atual NGA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.