Campanha de multivacinação começa dia 1º de outubro em SP

Objetivo é atualizar cadernetas de crianças e adolescentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Começa na sexta-feira (1º) a Campanha Estadual de Multivacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes de até 15 anos de idade. Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos mais de 5.000 postos de saúde localizados nos municípios de São Paulo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o coronavírus não será necessário intercalar as vacinas, sendo possível recebê-las concomitantemente.

Entre as vacinas estão DTP e Pentavalente, BCG, vacina contra Polio, Tríplice viral e SCRV, Hepatite A, Hepatite B, vacina contra Varicela e SCRV, Febre Amarela, vacina contra HPV, vacina contra Rotavírus Humano G1P1, Meningo C e Meningo ACWY. Esse grupo de vacinas defende contra difteria, tétano, coqueluche, tuberculose, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, hepatite B, varicela, febre amarela, HPV, rotavírus, doença meningocócica, meningite A, C, W e Y e pneumonia.

0
Criança recebe dose de vacina em escola da zona oeste de SP - Keiny Andrade - 28.ago.18/Folhapress

Até o dia 29 de outubro, os profissionais dos postos atuarão para conferir e atualizar individualmente as cadernetas desse público e aplicar as doses eventualmente necessárias.

Haverá ainda um “Dia V”, marcado para 16 de outubro, terceiro sábado da campanha. Nessa data, das 8h às 17h, profissionais estarão trabalhando em postos fixos e volantes em todo o estado de São Paulo. Os cidadãos devem consultar a programação de seus municípios.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.​

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), diz que "a estrutura e programação para a campanha de multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes estão sendo organizadas e serão divulgadas assim que finalizadas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.