Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP libera velórios de vítimas de Covid, se passados os 20 dias de contágio

Tempo de cerimônia continua sendo de uma hora, também para as outras causas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Novas regras para realização de velórios serão implantadas na cidade de São Paulo a partir deste sábado (11) . A medida será válida tanto para unidades municipais como para unidades particulares. A principal mudança que passa a ser permitida são os velórios de vítimas da Covid-19 caso tenham se passado os 20 dias de contágio da doença. A informação deve ser atestada por declaração médica para que o velório, com a urna aberta, possa ser realizado pela família.

O tempo do velório segue a mesma determinação para mortes por outras causas, exceto em virtude de doenças infectocontagiosas. Deve-se cumprir o período máximo de uma hora de cerimônia, seguindo todos os protocolos em virtude da pandemia.

O limite de participantes autorizados em cada cerimônia é de dez pessoas, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro entre cada uma, além do uso obrigatório de máscara facial de proteção.

Sepultamento no cemitério da Vila Formosa, na zona leste de SP - Rivaldo Gomes - 20.ago.21/Folhapress

As cerimônias devem acontecer em lugares ventilados, com a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos, água, sabonete líquido, papel-toalha, lenços de papel e lixeiras. O consumo de alimentos nas salas de cerimônia também é proibido.

Recomenda-se ainda que a presença de indivíduos do grupo de risco para agravamento da Covid-19, bem como pessoas que apresentem sintomas de gripe ou resfriado, como tosse ou coriza, sejam evitadas.

Vale ressaltar que nos casos de morte em decorrência da contaminação por Covid-19, durante o período de transmissão - dentro dos 20 dias a contar da data de diagnóstico - permanece proibida a realização de velório. O funeral deverá acontecer com a urna fechada durante todo o tempo, sem qualquer contato com o corpo.

O uso dos equipamentos de segurança segue sendo obrigatório dentro dos cemitérios e do crematório, desde o manejo do corpo até o momento final do sepultamento.

Outra mudança será o retorno das cerimônias no Crematório Dr. Jayme Augusto Lopes, na Vila Alpina, zona leste.

A implantação da nova regulamentação baseia-se na queda no número de óbitos e na evolução do cronograma de vacinação no município, seguindo as recomendações da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), que ressalta a importância no cumprimento das medidas sanitárias de contenção da pandemia do Coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.