Descrição de chapéu Coronavírus

SP promove "Dia V" da vacinação contra Covid-19 neste sábado (2)

Segundo governo estadual, campanha pretende alcançar 4,3 milhões de faltosos da 2ª dose da vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo realiza neste sábado (2) o "Dia V" de vacinação contra a Covid-19. A campanha, anunciada pelo governador João Doria (PSDB) na quarta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes, vai ser acatada pela gestão municipal. A ideia é que pessoas que ainda não compareceram aos postos para receber a segunda dose dentro do prazo adequado possam colocar seu quadro vacinal em dia.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas. Pelo Twitter, a Prefeitura de São Paulo informou que as UBSs vão funcionar das 8h às 17h, enquanto as AMAs/UBSs Integradas, ficam abertas das 7h às 19h. Em todas serão aplicadas primeira dose, segunda dose e dose adicional contra a Covid-19.

Mulher recebe a segunda dose com a vacina da Pfizer na UBS Humaita, na Bela Vista - Rivaldo Gomes - 13.set.21/Folhapress

Segundo dados do governo estadual, 4,3 milhões de pessoas estão com a segunda dose em atraso em todo o Estado. Desse total de pessoas que ainda não voltaram aos postos no prazo indicado para receber a segunda dose, 2,07 milhões precisam concluir esquemas vacinais com doses da Pfizer, número que foi impactado com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose . Esta medida passou a valer no dia 24 de setembro e recalculou os prazos de todas as pessoas que já tinham recebido a primeira dose.

O total de faltosos inclui ainda 1,05 milhões que precisam receber a segunda dose da Coronavac e 1,23 milhões da AstraZeneca.

A Secretaria de Estado da Saúde promete prestar auxílio para os municípios na campanha e afirma que vai disponibilizar um recurso para os profissionais de saúde dos municípios para garantir o funcionamento e a disponibilidade de equipe completa nas unidades.

“Com esta iniciativa, poderemos intensificar aplicação da segunda dose e melhorar a cobertura vacinal completa. Pedimos à população que aproveite esta oportunidade, procure um posto e se proteja da Covid-19 por meio da imunização adequada”, afirma a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Além disso, o governo estadual cobra os municípios para usar a data e os recursos para atualizar a plataforma VaciVida, permitindo que a rede registre os dados de já vacinados que eventualmente ainda não foram cadastrados no sistema.

Um segundo “Dia V” de imunização vai acontecer no dia 16 de outubro.

Serão aplicadas ainda nos postos neste sábado (2), segundo orientação do governo estadual, a terceira dose de reforço para os idosos, de acordo com o calendário vigente, para aqueles que já tomaram duas doses entre fevereiro e março.

Campanha da Multivacinação continua na capital

Segundo a SMS, além de se empenhar na campanha do "Dia V" contra a Covid-19, os postos da capital paulista também darão prosseguimento a Campanha Nacional de Multivacinação, lançada nesta sexta-feira (1º), que visa atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos, assim como aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, meningite meningocócica, entre outras.

Nesta segunda campanha, as vacinas disponíveis serão BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica e as meningocócicas C e ACWY. As de febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano também serão aplicadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.