Chuva coloca São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Houve 14 chamadas para quedas de árvores na capital e na região metropolitana, segundo o Corpo de Bombeiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo colocou algumas áreas da capital paulista em estado de alerta para alagamentos por causa da chuva, por cerca de duas horas.

De acordo com o órgão municipal, as regiões da zona norte, zona oeste, zona leste, centro, sudeste, marginal Pinheiros e marginal Tietê inspiravam cuidados entre 20h12 e 22h05.

"As áreas de instabilidade que atuaram na capital paulista com até forte intensidade perderam força e deslocam-se para o ABC paulista. As últimas sequências de imagens de radar e satélite meteorológico registram chuva fraca e pontos isolados e eventuais de chuva moderada. O tempo segue instável no final da noite e nas primeiras horas da madrugada de sexta", disse o órgão municipal.

Durante o período de alerta, imagens de radar meteorológico registraram as chuvas mais significativas nos bairros das zonas leste, centro e oeste da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, das 12h até as 22h, a corporação recebeu na capital e na região metropolitana 14 chamadas para quedas de árvores. Uma delas aconteceu no Tatuapé (zona leste), na rua Padre ​Estevão Pernet. A árvore caiu sobre dois veículos. Quatro viaturas foram deslocadas no atendimento, que não registrou vítimas.

​Além disso, ainda houve três chamados para desmoronamentos e nenhum para pontos de alagamentos. Não houve vítimas.

As recomendações das autoridades caso encontre algum ponto de alagamento são para que evite transitar nas ruas alagadas, não se aventure a enfrentar correntezas, abrigue-se em lugares seguros e, caso necessário, peça ajuda. A orientação também pede para que as pessoas mantenham-se longe da rede elétrica e não parem debaixo de árvores. O pedido é para que procurem abrigo em casas e prédios.

Também é possível consultar a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) através do número 156 para tirar dúvidas sobre vias bloqueadas e saber como está o trânsito nas principais avenidas.

Chuva deve diminuir nesta sexta (19)

A sexta-feira (19) deve apresentar tempo nublado e chuvoso entre a madrugada e a manhã, o que mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, de acordo com o CGE.

No decorrer do dia as chuvas diminuem gradativamente de intensidade, mas o céu permanece com muita nebulosidade. Dessa forma, as temperaturas devem variar entre mínimas 18°C e máximas que não devem superar os 21°C.

No sábado (20), ainda segundo o órgão municipal, o sistema frontal se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda causam muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos na Capital paulista. Os termômetros variam entre mínimas de 16°C e máximas que não devem superar os 20°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.