Descrição de chapéu Coronavírus

Escolas municipais e estaduais de SP aplicam 2ª dose da vacina contra Covid

Segundo a secretaria da Saúde, 5.642 doses foram aplicadas nos adolescentes de 12 a 17 anos, nesta quinta (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Chiquinha Rodrigues, no Campo Belo (zona sul da capital paulista), formaram fila na manhã desta quinta-feira (25) para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na própria escola em que estudam.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que, até o meio-dia, 35 pessoas haviam recebido o imunizante no local, 32 delas pela segunda dose e outras três, que receberam a vacina pela primeira vez.

Os estudantes da unidade foram os primeiros da capital a serem imunizados pelo programa da prefeitura, que teve início nesta quinta-feira, que visa levar agentes de saúde até as unidades das redes municipal e estadual para aplicar o imunizante. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, e pelo secretário de Educação, Fernando Padula.

No total, 107 escolas municipais e estaduais se organizaram para vacinar seus alunos no primeiro dia da campanha. Escolas particulares ainda não fazem parte da ação, mas a intenção é que sejam atendidas em um outro momento.

Durante todo o dia, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 5.642 doses da vacina contra Covid-19 foram aplicadas em escolas, para adolescentes de 12 a 17 anos.

Estão aptos a serem vacinados todos que tenham tomado a primeira dose há pelo menos 21 dias.

A Secretaria Municipal da Saúde começa hoje a vacinação contra o Covid-19 em escolas. Alunos da Emef Chiquinha Rodrigues, na zona sul, foram os primeiros a tomar segunda dose do imunizante. Rivaldo Gomes/Folhapress, NAS RUAS - Folhapress

A ação é mais uma tentativa da gestão Ricardo Nunes (MDB) em conseguir avançar na vacinação dos adolescentes, que ainda patina na capital. Dados da prefeitura indicam que, até a última terça-feira, 893.268 pessoas entre 12 e 17 anos haviam tomado a primeira dose, o que representa 105,8% de cobertura vacinal. No entanto, apenas 338.553 pessoas já foram imunizadas pela segunda vez, algo em torno de 40,1%.

"Com a vacinação nas escolas, será possível completar o ciclo vacinal dos adolescentes e garantir as segundas doses para esse público", disse Edson Aparecido.

Para que o estudante seja imunizado é necessário enviar uma autorização por escrito, em modelo disponibilizado e encaminhado pela UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da escola. O documento assinado pelo responsável também pode ser encaminhado para a direção da escola através de aplicativo de mensagem, como Whatsapp. É obrigatória também a apresentação da carteira de vacinação do estudante no ato da aplicação.

Lidia Mariana de Acevedo, 35 anos, estava radiante ao ver o filho tomar a vacina, inclusive fazendo questão de fotografar o momento da aplicação do imunizante. Ela trabalha na Emef Chiquinha Rodrigues, por meio de um programa criado pela prefeitura para o desenvolvimento de boas práticas de higienização e segurança em tempos de pandemia.

"Ele iria se vacinar hoje no posto de saúde. A melhor coisa que fizeram foi a vacinação na escola, porque muitos pais, às vezes, não têm condições de levar os filhos para vacinar", disse.

O filho de Lidia, Julio Cesar Acevedo Teixeira, 13, aluno do 7° ano, que havia tomado a primeira dose em setembro, estava entusiasmado com a quantidade de repórteres com quem conversou."Tomar na escola foi uma experiência diferente. Eu gostei de ser entrevistado."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.