Onças matam 172 flamingos durante ataque em parque de Foz do Iguaçu

Dois animais invadiram a colônia das aves; apenas quatro sobreviveram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um acidente na madrugada desta terça-feira (9) matou 172 flamingos que viviam no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O episódio aconteceu depois que duas onças-pintadas, que faziam parte do Parque Nacional do Iguaçu, entraram no local que abrigava as aves.

Nem todos os animais morreram diretamente pelo encontro direto com as onças. Alguns vieram a óbito pelo estresse da situação em um fenômeno conhecido como miopatia de captura, de acordo com informações dadas pelo Parque das Aves. Apenas quatro flamingos conseguiram sobreviver.

Ataque de onças-pintadas na madrugada desta terça-feira (9) na colônia dos flamingos no Parque das Aves matou 172 aves desta espécie que viviam no local, em Foz do Iguaçu, no Paraná - Parque das Aves no Facebook

O Projeto Onças do Iguaçu, responsável por cuidar dos felinos, classificou o episódio como uma fatalidade. "O Parque das Aves é todo cercado e funcionários monitoram o perímetro e áreas internas diariamente, seguem orientações de segurança fornecidas por nós. Ainda assim, toda proteção e cuidados não evitaram a entrada dos predadores. Em 27 anos de existência do Parque das Aves, isso nunca aconteceu", diz um trecho do texto publicado em redes sociais.

"Onças são animais selvagens, são carnívoros, exímios predadores. Elas caçam e se alimentam de outros animais. Não são cruéis. São onças", continua a nota de esclarecimento.

Ainda de acordo com os responsáveis, as onças foram identificadas como uma fêmea, conhecida como Indira, e seu filhote de um ano de idade, Aritana, que estava aprendendo a caçar.

A organização ainda fala sobre o questionamento feito por algumas pessoas após a morte das aves sobre o risco de se visitar o Parque Nova Iguaçu por causa da presença dos felinos e também sobre a notícia falsa de um provável surto de onças-pintadas que estaria acontecendo.

Projeto onças do Iguaçu
As onças Indira e Aritana, que atacaram os flamingos no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu - @oncasdoiguacu no Facebook

"As onças sempre existiram na região e no Parque Nacional do Iguaçu, e não há um único registro de acidentes com pessoas em toda história. As onças tendem a se afastar de pessoas e buscar refúgio na mata, que é a sua casa e seu abrigo", acrescenta o texto.

"Esclarecemos que não temos um surto de onças. Temos uma população ameaçada, estimada em 28 animais espalhados pelos 185 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu. Essa é uma quantidade aliás pequena para a área em questão", reforça. "Em toda a Mata Atlântica existem cerca de 250 onças-pintadas apenas", conclui.

Após o episódio, o Parque das Aves decretou luto de três dias e tem previsão de reabertura ao público na sexta (12).

A colônia de flamingos existe no local desde 1995, ano em que recebeu as primeiras 16 aves resgatadas. "No Parque das Aves, esses animais encontraram uma segunda chance de vida, recebendo todos os cuidados e atenção da nossa equipe técnica, posteriormente se reproduzindo e gerando a colônia", diz parte da nota publicada pelo Parque das Aves nas redes sociais do parque.

"Essa cicatriz ficará para sempre na história do parque, porém estamos confiantes de que recomeçaremos a colônia de flamingos e uma nova história", completa a nota.

Inaugurado em 7 de outubro de 1994, o Parque das Aves possui 16 hectares de Mata Atlântica e mais de 1.300 aves, de cerca de 130 espécies, sendo mais de 50% proveniente de apreensões. O parque também participa de diversos programas de conservação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.