Quanto menos pior, melhor

Economia obteve avanços em 2019

Se há uma área em que o governo Jair Bolsonaro obteve avanços em 2019, é a economia. Não que a situação esteja boa —longe disso. Mas, mesmo aos trancos e barrancos, pelo menos foram criadas condições para um 2020 melhor.

O presidente Jair Bolsonaro durante solenidade de lançamento do Programa Saneamento Brasil Rural, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress

De mais importante, a inflação ficou baixa e sob controle, apesar do estouro dos preços da carne no final do ano. Com isso, os juros do Banco Central caíram de 6,5% para 4,5% anuais, o menor patamar já documentado no país.

Embora essa queda não tenha chegado como deveria às taxas bancárias, o crediário ficou menos salgado e o consumo das famílias aumentou. Com mais movimento no comércio, há mais chance de surgirem vagas de trabalho.

O desemprego vai caindo devagar. A taxa do período setembro-novembro, divulgada na sexta-feira (27), foi de 11,2%, o que significa 11,9 milhões de pessoas procurando ocupação sem conseguir. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 11,6%.

Isso acontece porque a economia também andou em marcha lenta. O ano deve terminar com crescimento um pouco acima de 1%, o que é muito pouco para um país remediado. Para 2020, já se espera uma expansão acima de 2%.

Embora essa aceleração pareça provável hoje, nada está garantido. É preciso contar com alguma sorte —que não haja uma crise grave no mundo, por exemplo— e com o bom senso do governo.

O esforço para colocar as contas públicas em ordem precisa continuar, com corte de privilégios para altos funcionários públicos e grandes empresas. É necessário também simplificar impostos e reduzir a burocracia para os negócios. Um pouco de paz na política nacional seria de grande ajuda também.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.