De quem é a culpa

A maior parcela do eleitorado do país, de 43%, entende que o presidente Jair Bolsonaro teve um desempenho ruim ou péssimo no combate à pandemia de Covid-19. Para 30%, a atuação foi ótima ou boa, e para 25%, regular, segundo a nova pesquisa do Datafolha.

Mesmo assim, os brasileiros livram a barra do presidente na hora de atribuir a responsabilidade pelas mais de 100 mil mortes já provocadas aqui pela doença. Entre os entrevistados, 47%, acham que ele não tem culpa nenhuma; 41% dizem que ele é um dos culpados, mas não o principal.

Claramente, o pior do mau humor da população com Bolsonaro e outras autoridades ficou para trás. Afinal, a maioria, 55%, acha que os governadores não são responsáveis pelo avanço do coronavírus. Isso pode ser reflexo da reabertura gradual das atividades ou da melhora da economia, mas não dá para saber.

O fato é que o Brasil se saiu muito mal no enfrentamento da doença, tanto que o número de mortes diárias não mostra sinal de queda. Segundo a pesquisa do Datafolha, boa parte da população reconhece isso: para 49%, o país não fez o necessário para conter a epidemia.

Apontar culpados nem é o mais importante. Interessa, isso sim, entender o que foi feito de errado. O governo federal nunca teve uma política nacional contra a Covid-19 e demitiu dois ministros da Saúde na crise, deixando um interino no posto até agora.

Para piorar, Bolsonaro minimizou a gravidade da doença, discursou contra o distanciamento social e fez propaganda enganosa da cloroquina.

Boa parte do desastre já está feita, mas é preciso cobrar providências para evitar uma tragédia ainda maior.

Jair Bolsonaro, presidente da República, segura uma caixa de cloroquina em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília - Jair Bolsonaro no Facebook

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.