Liverpool derrota Tottenham e fatura o hexa da Liga dos Campeões

Equipe vermelha conquista o sexto título com gols de Salah e Origi no duelo em Madri

Com um pênalti polêmico, marcado aos 23 segundos do primeiro tempo, depois convertido pelo egípcio Salah, e um gol do belga Origi, aos 43min da etapa final, o Liverpool derrotou o Tottenham na decisão inglesa da Liga dos Campeões da Europa.

O Liverpool levantou pela sexta vez o troféu mais importante do futebol europeu (1977, 1978, 1981, 1984, 2005 e 2019). Só Real Madrid (13 vezes) e Milan (7) ganharam mais. Já o Tottenham fracassa em sua primeira final e entra para o grupo dos clubes que só foram vice-campeões, que são 18 no total agora.

Comandante da conquista, o técnico alemão Jürgen Klopp, que foi vice em 2013 com o Borussia Dortmund (ALE) contra o Bayern de Munique e repetiu o insucesso no ano passado diante do Real Madrid, enfim fez jus à fama de um dos melhores treinadores do mundo em atividade e faturou pela primeira vez o torneio.

O goleiro Alisson (a partir da esq.), o volante Fabinho, o atacante Firmino e o lateral espanhol Alberto Moreno fazem pose para os fotógrafos na comemoração do título da Liga dos Campeões.
O goleiro Alisson (a partir da esq.), o volante Fabinho, o atacante Firmino e o lateral espanhol Alberto Moreno fazem pose para os fotógrafos na comemoração do título da Liga dos Campeões. - Javier Soriano/AFP

A disputa da grande final no estádio Wanda Metropolitano, casa do Atlético de Madrid, incendiou quando o árbitro esloveno Damir Skomina assinalou o pênalti. No lance, Mané cruzou, a bola bateu no peito de Sissoko e rolou um pouco braço do atleta do Tottenham.

Após a consulta ao árbitro de vídeo, a penalidade foi confirmada. O atacante egípcio Salah então abriu o placar. Se já era favorito, a vantagem no placar com gol-relâmpago deixou o Liverpool à vontade.

Estreante na decisão de Liga dos Campeões, o técnico Mauricio Pochettino viu a sua estratégia naufragar. O argentino surpreendeu ao deixar o atacante brasileiro Lucas Moura, que marcou três gols na semifinal contra o Ajax, na reserva.

Os dois homens da linha ofensiva, Kane e Son, não foram bem municiados pelos colegas, apesar de o time controlar as ações. Na etapa final, o Tottenham conseguiu ser mais agressivo, principalmente após a entrada de Lucas Moura

A pressão só não resultou em empate porque faltou pontaria e o goleiro brasileiro Alisson evitou o pior.
No final, o Liverpool fez explodir a sua torcida com o gol do belga Origi, que entrara no lugar de Firmino. O atacante decretou a conquista aos 43min.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.