Palmeiras derrota o Avaí e recorde depende do tribunal

STJD julga na próxima terça-feira o resultado da partida contra o Botafogo

São Paulo

No campo, o Palmeiras, com a vitória sobre o Avaí por 2 a 0, nesta quinta-feira (13), no Allianz Parque, conseguiu a maior pontuação, em nove partidas disputadas, das 17 edições do Campeonato Brasileiro no formato de pontos corridos.

Com oito vitórias e um empate, o Verdão somou 25 pontos. A equipe é dona do melhor ataque, com 17 gols marcados, e tem a defesa menos vazada, dois sofridos.

A confirmação desses números, porém, depende de quem não joga bola. Na próxima terça-feira (18), em Salvador, os auditores do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgam o pedido de impugnação pedido pelo Botafogo, que foi derrotado pelos palmeirenses por 1 a 0, no dia 25 de maio, em Brasília.

O atacante Deyverson comemora o seu gol.
O jogador Deyverson comemora seu gol na vitória sobre o Avaí, no Allianz Parque; centroavante abriu o marcador e chegou a três anotados nesta disputa do Campeonato Brasileiro. - Cesar Graco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Na ocasião, o gol alviverde, anotado pelo zagueiro Gustavo Gómez, saiu de uma cobrança de pênalti, marcado pelo juiz Paulo Roberto Alves Júnior após a consulta ao VAR. Os botafoguenses acusam o árbitro de ter errado no procedimento.

Se a pontuação for confirmada, os palmeirenses curtirão o recesso do Nacional por causa da realização da Copa América no Brasil com cinco pontos de vantagem sobre o Santos. Em relação ao novo recorde, a equipe de Luiz Felipe Scolari deixará para trás o Corinthians, que em 2011 e 2017 fez 23 pontos nos primeiros nove jogos.

Antes de a bola rolar, o técnico Felipão alertou para o risco de jogar contra o Avaí, lanterna do Nacional e única equipe ainda sem vencer. Até por isso, o comandante não se preocupou em perder jogadores por suspensão para o clássico contra o São Paulo. Mesmo pendurados, o volante Felipe Melo, o meia Zé Rafael e o atacante Deyverson foram titulares.

Com força máxima e contra um visitante que não ficou na retranca, o Palmeiras ganhou a partida na esperteza com dois gols em lances de trabalho coletivo.

Na jogada aos 35min do primeiro tempo, o atacante Deyverson foi lançado pelo lateral direito Marcos Rocha pela direita da grande área e encobriu o goleiro Vladimir. O zagueiro Kunde furou ao tentar tirar a bola em cima do gol. Porém, o bandeirinha marcou impedimento. Após três minutos de suspense, o árbitro Marcelo de Lima Henrique (RJ) confirmou o tento.

Na etapa final, aos 20min, na pressão aos defensores, pela direita da entrada da área, os palmeirenses roubaram a bola e Lucas Lima serviu Bruno Henrique. Pelo meio, o capitão marcou o seu quarto gol na competição e selou a vitória. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.