Descrição de chapéu baú olímpico

Basquete brasileiro conquistou o bronze nos Jogos pós-guerra, em Londres-48

Olimpíada foi realizada ainda com a capital inglesa se recuperando da guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As edições de 1940 e 1944 dos Jogos Olímpicos não aconteceram. Neste período houve a 2ª Guerra Mundial, que acabou somente em 1945 com a derrota dos países do chamado eixo. Foi apenas em 1948, com a política mundial ainda conturbada, que a Olimpíada voltou a ser realizada. Londres, ainda com reflexos dos bombardeios e com pouco dinheiro em caixa, foi a cidade escolhida para sediar a 14ª edição da era Moderna.

Campeã no arremesso de disco em 1948, a pianista francesa Micheline Ostermeyer (no topo) começou a praticar esporte quando morou na Tunísia; ela ainda foi ouro no arremesso de peso e bronze no salto em altura
Campeã no arremesso de disco em 1948, a pianista francesa Micheline Ostermeyer (no topo) começou a praticar esporte quando morou na Tunísia; ela ainda foi ouro no arremesso de peso e bronze no salto em altura - 1º.ago.1948/AFP

A delegação brasileira contava com 77 atletas nessa edição e ganhou sua primeira medalha em jogos coletivos, com o bronze para o basquete. O primeiro ouro só viria com o vôlei, em 1992. A equipe estava invicta até perder para a França nas semifinais. Esta foi, no entanto, a única conquista do país nos Jogos, apesar de bons resultados, como o sexto lugar de Piedade Coutinho e da equipe 4x100 m na natação feminina. Na masculina, Willy Otto Jordan conseguiu a mesma classificação nos 200 m peito.

No atletismo, Geraldo Silveira alcançou o 5º lugar e Hélio Coutinho da Silva, o 8º no salto triplo. Adhemar Ferreira da Silva, então com 21 anos, ficou a três centímetros da marca de Hélio. No boxe, Ralph Zumbano chegou às quartas de final. Mais tarde virou treinador de seu sobrinho Éder Jofre, que viria a ser o maior pugilista brasileiro de todos os tempos.

No geral, os Jogos Olímpicos de 1948 contaram com 4.104 atletas de 59 países competindo em 136 eventos. No quadro de medalhas, os Estados Unidos ficaram em primeiro com 38 ouros, 27 pratas e 19 bronzes. Suécia e França completaram os três primeiros lugares.

Assim como depois da Primeira Guerra Mundial, Alemanha e Japão foram proibidos de competir pela participação na Segunda Grande Guerra.

Atirador aprende a usar a mão esquerda e ganha o ouro

Campeão mundial em 1938, o húngaro Károly Takács perdeu sua mão direita durante a guerra em um acidente com uma granada. Não deixou se abater e aprendeu a atirar com a mão esquerda. Voltou a disputar os Jogos de Londres e, para a surpresa de todos, ganhou o ouro novamente com a mão esquerda. Repetiu o feito em Helsinque, em 1952.

Alice Coachman foi a primeira negra campeã olímpica

Um dia após Audrey Patterson ser a primeira medalhista negra da história, Alice Coachman foi a primeira a ganhar um ouro. A americana, que também era corredora e jogadora de basquete, ganhou o primeiro lugar no salto em altura em uma final contra a britânica Dorothy Tyler na frente de 82 mil espectadores em Londres.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932
Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.