Descrição de chapéu feras de tóquio

Durant lidera Estados Unidos para o 16º ouro

Astro do Brooklyn Nets será principal nome de um time desfalcado, mas ainda favorito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Presente nos Jogos Olímpicos desde Berlim-36, o basquete masculino teve os Estados Unidos no topo do pódio em 15 oportunidades, levando medalhas nas outras três em que também participou (uma prata e dois bronzes) —o país boicotou os Jogos de Moscou-80.

Depois que os atletas profissionais da NBA foram liberados a disputar os Jogos, a partir de 1992, o domínio ficou ainda mais evidente —os EUA só foram surpreendidos pela Argentina em Atenas-04.

Kevin Durant treina com a seleção dos Estados Unidos, em Las Vegas, para o torneio olímpico de basquete em Tóquio
Kevin Durant treina com a seleção dos Estados Unidos, em Las Vegas, para o torneio olímpico de basquete em Tóquio - Ethan Miller - 6.jul.21/AFP

Dar sequência a essa impiedosa superioridade será a missão de Kevin Durant e companhia em Tóquio.

Apesar da ausência de estrelas como LeBron James, Anthony Davis, Stephen Curry, Chris Paul e James Harden, o conjunto norte-americano continua forte e segue favorito à medalha de ouro.

Campeão em Londres-12 e na Rio-16, Durant, 32 anos, vai buscar seu terceiro ouro olímpico no Japão —também faturou o Mundial de 2010 pela seleção.

Nos playoffs da última temporada da NBA —a qual venceu duas vezes com o Golden State Warriors—, ele teve bom desempenho e se mostrou recuperado das recorrentes lesões que o atormentam na carreira.

Além disso, Durant se tornará o maior cestinha dos EUA em Olimpíadas se anotar 26 pontos em Tóquio, ultrapassando Carmelo Anthony, que soma 336 —ainda muito distante do recorde do brasileiro Oscar, com 1.093.

O ala-pivô do Broklyn Nets terá a companhia de outro experiente remanescente de 2016, Draymond Green, 31, e de Kevin Love, com quem foi campeão nos Jogos de 2012.

Ausentes nos treinos comandados pelo técnico Gregg Popovich em Las Vegas (EUA), os finalistas da NBA Jrue Holiday e Khris Middleton, do Milwaukee Bucks, e Devin Booker, do Phoenix Suns, devem se juntar à equipe no Japão.

A principal ameaça deve ser a forte Espanha, atual campeã mundial, que conta com astros como Ricky Rubio, Marc Gasol e Rudy Fernández, além do possível retorno do veterano Pau Gasol.

Brasil fora

Pela primeira vez desde Montréal-76, o Brasil não terá representante no basquete olímpico.

A equipe masculina chegou perto da vaga, mas foi superada pela Alemanha na decisão do Pré-Olímpico de Split, na Croácia.

O técnico Aleksandar Petrovic fez um bom trabalho, mas não conseguiu levar a seleção brasileira masculina de basquete à Olimpíada de Tóquio
O técnico Aleksandar Petrovic fez um bom trabalho, mas não conseguiu levar a seleção brasileira masculina de basquete à Olimpíada de Tóquio - Gaspar Nobrega/inovafoto/Divulgação

Estreante nos Jogos em 1936, em Berlim, o Brasil faturou a medalha de bronze logo na segunda participação, em Londres-48, além de Roma-60 e Japão-64.

Já a seleção feminina, que estreou com um sétimo lugar em Barcelona-92, faturou a prata em Atlanta, quatro anos depois, com a base que havia sido campeã mundial em 1994, com nomes como Paula, Janeth e Hortência, e foi bronze em 2000.

Eliminadas na primeira fase nas últimas três edições e ausentes do último Mundial, as mulheres ficaram fora após amargarem a lanterna no Pré-Olímpico.

VEJA TAMBÉM:

Feras de Tóquio: Wallace tenta levar seleção ao bi no vôlei
Feras de Tóquio: Japonesa Naomi Osaka com sangue nos olhos pela medalha de ouro
Feras de Tóquio: Pâmela Rosa lidera skate nacional rumo ao pódio olímpico
Feras de Tóquio: Após três medalhas no Rio, Isaquias Queiroz quer o ouro
Feras de Tóquio: Simone Biles se prepara para dar outro show
Feras de Tóquio: Teddy Riner se renova para seguir imbatível

Luís Marcelo Castro
Luís Marcelo Castro

38 anos, é jornalista formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), coordenador do caderno Vencer e apaixonado pelo futebol do interior de São Paulo e do Brasil. E-mail: marcelo.castro@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.