Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitora reclama de falta de remédio na AMA Vila Maria/Vila Guilherme

Paciente afirma que, desde maio, tenta retirar Losartana 50 mg, mas não consegue

Havolene Valinhos
São Paulo

A dona de casa Sandra Fernandes Antunes, 59 anos, da Vila Guilherme (zona norte), conta que, desde maio, vai pessoalmente à AMA/UBS integrada Vila Maria/Vila Guilherme, na rua João Ventura Batista, 615, retirar o medicamento Losartana 50 mg, para o tratamento de hipertensão. 

No entanto, ela reclama que sempre é informada que o remédio está em falta. A leitora relata que, no último dia 5, esteve na unidade de saúde, porém obteve a mesma resposta. “Fui com meu filho especial no posto, havia apenas um funcionário atendendo na farmácia e umas 30 pessoas na minha frente. Não tinha fila preferencial. Isso é um absurdo”, relata.

Sandra diz que, quando chegou a sua vez na fila, foi informada de que não havia o remédio que ela precisava. “Preciso tomar dois comprimidos por dia e não posso simplesmente parar meu tratamento. Cada caixa vem com 30 comprimidos, então dura 15 dias. Compro duas por mês”, relata a leitora, que afirma ter pago R$ 16 em cada caixa do medicamento na farmácia.

“É uma medicação que muitas pessoas precisam tomar e não poderia acontecer essa falta no posto público. É direito do cidadão que paga seus impostos retirar os medicamentos gratuitamente”, diz. 
“Peço a intervenção do Defesa do Cidadão para resolver a situação de forma definitiva”, afirma.

A dona de casa Sandra Fernandes Antunes, 59 anos, diz que esteve na unidade de saúde no dia 5 e, após esperar na fila, soube da falta do remédio  - Rivaldo Gomes/Folhapress

Paciente retira medicamento

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a paciente Sandra Fernandes Antunes retirou o medicamento Losartana 50 mg, na UBS Paulo Gnecco, no último dia 5, e esclarece que a unidade AMA/UBS Integrada Vila Maria/Vila Guilherme dispõe de senhas para atendimento preferencial, que devem ser retiradas no guichê de atendimento. A pasta diz que, no dia 5 de julho, a unidade contava com o quadro completo de funcionários. “Tive que ir em outra UBS para retirá-lo”, disse a leitora.

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