Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Idoso aguarda três meses de atrasados

Aposentado fez a prova de vida após o prazo do INSS

São Paulo

O aposentado Marcio Fico dos Santos, 72 anos, perdeu o prazo para fazer a prova de vida do INSS e teve o benefício suspenso até conseguir comprovar que está vivo. O procedimento é obrigatório e deve ser feito a cada 12 meses. Como ele tem doença de Parkinson e não se locomove sozinho, depende da ajuda de sua esposa, Lígia.

Marcio Fico dos Santos, na cadeira de rodas, espera três meses que não foram pagos pelo INSS
Marcio Fico dos Santos espera três meses que não foram pagos pelo INSS - Martha Salomão/Folhapress


A prova de vida do leitor estava agendada para março, mas sua esposa descobriu um câncer na época e precisou de exames, cirurgia e radioterapia. "Não consegui levá-lo", conta Lígia.

"Assim que me recuperei, em agosto, fui ao banco com ele e fizemos a prova de vida. No dia seguinte, fomos ao INSS. Falaram para aguardar, que o pagamento seria normalizado."

De acordo com a leitora, em setembro, o INSS pagou os atrasados referentes a três meses, mas ainda restam outros três meses para serem pagos. "Liguei para o INSS, fizeram todas as perguntas para o meu marido, ele respondeu, e disseram que iria para análise."

No dia 16 de setembro, Lígia ligou novamente para o instituto e foi informada de que o pagamento havia sido aprovado e a grana estaria na conta em dez dias corridos. "Mas já depositaram o valor de outubro e nada dos atrasados."

INSS deposita valores na conta

O INSS, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, esclarece que os valores referentes aos períodos de 1º de abril de 2019 a 30 de abril de 2019 e de 1º de maio de 2019 a 31 de maio de 2019 estão disponíveis para recebimento pelo segurado desde o dia 15 de outubro, na agência do banco Santander.

Ao Agora o leitor disse que vai ao banco verificar o depósito.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.