Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitor pede retirada de ponto de ônibus

Autônomo diz que parada está em frente de garagem e que enfrenta dificuldade na hora de entrar e sair de casa com o carro

São Paulo

O autônomo Flavio Pinhalbe, 45 anos, reclama da instalação de um ponto de ônibus em frente de sua casa e oficina, situadas na avenida da Barreira Grande, em Sapopemba (zona leste).

Flavio Pinhalbe, 45 anos, afirma que já reclamou na Secretaria de Mobilidade Urbana e na SPTrans, mas o seu pedido ainda não foi atendido
Flavio Pinhalbe, 45 anos, afirma que já reclamou na Secretaria de Mobilidade Urbana e na SPTrans, mas o seu pedido ainda não foi atendido - Rivaldo Gomes/Folhapress

“Este local não é adequado nem para passageiros de ônibus porque fica em frente de três garagens, inclusive a minha. É absolutamente impróprio para realizar embarque e desembarque”, diz. O leitor também ressalta que a parada em uma via estreita causa transtornos à fluidez do trânsito, já que a via em que trafegam os ônibus e automóveis é estreita.

“Já reclamei na Secretaria de Mobilidade Urbana e na SPTrans, que me informa ter seguido critérios técnicos. Certamente, tem um local melhor para cadeirantes, idosos e pessoas com crianças pequenas, por exemplo”, fala. 

Um dos inconvenientes relatados pelo leitor é quando ele precisa sair de carro da garagem. “Tenho que pedir licença para as pessoas que lá aguardam o ônibus. É incômodo para mim e para elas”, reclama ele, que considera a instalação do ponto de ônibus como uma decisão “sem pé nem cabeça”. 

A parada não tem abrigo e, conforme o autônomo, quem aguarda o coletivo procura os comércios próximos para se proteger.

Pinhalbe afirma ter procurado a ouvidoria da Prefeitura de SP para conseguir tirar o ponto local. Ao Agora ele afirma ter esperança de que o ponto seja retirado o quanto antes. 

SPTrans não fará a alteração

A SPTrans diz que o ponto de ônibus vai ficar onde está pois “encontra-se tecnicamente bem instalado em relação à guia da calçada, a distância entre pontos e a distância para a faixa de pedestres semaforizada, o que proporciona maior segurança aos usuários do ponto.”

A entidade alega que a parada “não obstrui a entrada e a saída de veículos” do imóvel em que o ponto está em frente e lembra que “a parada dos ônibus é momentânea, apenas para embarque e desembarque de passageiros.”

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.