Descrição de chapéu INSS

Professor tenta voltar a receber auxílio-doença do INSS

Leitor diz ter direito à aposentadoria por invalidez, mas está sem nenhum dos benefícios

São Paulo

O professor Leandro Guimarães de Souza, 53 anos, tenta voltar a receber o auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) há mais de um ano.

Ele explica que tem um problema crônico no ombro que o impossibilita de realizar movimentos como escrever na lousa e dirigir.

Em março de 2019, teve o auxílio aprovado e ficou afastado por 90 dias. Antes de se encerrar o prazo e pedir a renovação do benefício, o leitor diz que o médico do trabalho lhe informou que solicitaria a aposentadoria por invalidez, uma vez que não havia condições de retorno ao trabalho.

Leandro Guimarães de Souza, 53, entrou com recurso contra decisão do INSS e espera nova perícia  - Arquivo pessoal

“A aposentadoria foi negada na segunda e terceira perícias. Nem o auxílio-doença estou recebendo mais”, queixa-se o professor.

Ele entrou com recurso e pediu nova perícia, mas o INSS não deu resposta.

Souza conta que foi a uma UBS para pegar novo laudo. “O médico pediu nova ressonância e os resultados foram os mesmos, mas ainda não consegui pegar o laudo em virtude da pandemia.”

O leitor diz que a sua renda, desde junho de 2019, é o auxílio emergencial de R$ 600, que começou a ser pago em abril e que até seu aluguel está atrasado.

O professor tem 28 anos de serviço público e seis de contribuições ao INSS. Para se aposentar pelo magistério estadual, precisaria da idade mínima de 55 anos até 6 de março de 2020, véspera da publicação da reforma da Previdência de São Paulo. Logo, entraria em uma das regras de transição.

Saiba o que muda para professor e policial com reforma da Previdência de São Paulo

“Até pensei em converter o tempo do serviço público para o INSS, mas desisti. Estou tentando receber o benefício a que tenho direito.”

INSS ainda analisa recurso

Em resposta, o INSS esclarece que o pedido de recurso do leitor Leandro Guimarães de Souza foi enviado à Junta de Recursos da Previdência Social para julgamento. O órgão, no entanto, não deu um prazo para análise do recurso.

“O senhor Leandro pode acompanhar a situação do processo pela internet, no endereço https://gov.br/meuinss, pelo aplicativo de celular Meu INSS ou pelo telefone 135.”

O canal telefônico da Central de Atendimento do INSS funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.