Descrição de chapéu INSS

Sem auxílio e à espera do 13º, aposentados do INSS sustentam lares

Pesquisa mostra que 75% dos idosos são responsáveis por ao menos metade dos gastos da casa

São Paulo

Três em cada quatro idosos no Brasil são responsáveis por, pelo menos, metade das despesas da casa, e cerca de apenas um em cada cinco ainda trabalha.

Os dados são de pesquisa que traçou o perfil de pessoas com 60 anos ou mais no país e nos estados, divulgada na última semana pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

A engenheira civil Mônica Beatriz Rezende Maglioni, 62 anos, é aposentada há quase três anos e segue trabalhando. Responsável, junto ao marido, pelas despesas da casa e dos filhos, ela diz que apenas a sua aposentadoria e a renda do marido, que ainda não é aposentado, não seriam suficientes para cobrir os gastos.

“Entre as principais despesas estão a faculdade de dois filhos, planos de saúde, quitação de empréstimo e condomínio”, diz. “A aposentadoria acaba sendo essencial para manter a renda.”

A aposentada Mônica Beatriz Rezende Maglioni, 62, é responsável, junto com o marido, pelas contas do lar e dos filhos: “O benefício acaba sendo essencial” - Ronny Santos/Folhapress

Trabalhando de forma remota desde o início da pandemia, Mônica diz que viu de forma positiva a antecipação do 13º dos aposentados em 2020.

De acordo com ela, a categoria também deveria ter recebido o 14º salário, iniciativa defendida ao longo do último ano, mas que não chegou a ser concretizada.

João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), defende que o pagamento do abono seria uma forma de compensar aposentados e pensionistas, grupo não tão beneficiado quanto outras categorias na pandemia.

“Empresas e trabalhadores foram beneficiados, seja com o auxílio emergencial, seja com a redução de jornada e manutenção do emprego”, diz. “Só o aposentado que não foi. É uma categoria muito grande e que não pode ser esquecida.”

O dirigente diz, ainda, que, com a pandemia, muitos dos familiares que viviam de trabalhos informais se viram dependentes exclusivamente da renda do aposentado, que, por sua vez, acabou se endividando ainda mais para conseguir pagar todas as contas.

A pesquisa do Dieese mostra que apenas 26% da população idosa mora em lar que recebeu o auxílio emergencial. O índice relativamente baixo é explicado porque um dos requisitos para receber o benefício é não ser segurado do INSS.

A expectativa de aposentados e pensionistas, agora, é que a antecipação do 13º seja repetida neste ano.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, foi aconselhado por assessores a só assinar a medida que autoriza o adiantamento depois que o Orçamento for aprovado no Congresso. A votação deveria ter ocorrido em dezembro, mas foi adiada. A nova previsão é que seja aprovada no fim de março.

Renda dos sessentões | Pesquisa com aposentados

  • Pesquisa do Dieese mostra que 75% das pessoas com 60 anos ou mais, no Brasil, contribuem com 50% ou mais da renda do domicílio

  • No estado de São Paulo, o cenário é praticamente o mesmo: 72% da população idosa é responsável por, ao menos, metade das despesas da casa

7 em cada 10 vivem com salário mínimo

  • De acordo com o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), 70% dos aposentados e pensionistas do INSS recebem benefício no valor de um salário mínimo (R$ 1.100 em 2021)

  • Além de ter de contribuir com os gastos familiares, muitas vezes a renda previdenciária é diluída por empréstimos consignados, por exemplo

Veja mais dados do levantamento do Dieese

Brasil
37,7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais
17,9% da população no país

Sendo que, deste total:
18,5% trabalham
85% moram com outras pessoas
21% moram com estudante
75% contribuem com 50% ou mais da renda do domicílio
26% moram em domicílios que receberam auxílio emergencial
32% têm plano de saúde
58% têm comorbidades
2,5% testaram positivo para Covid-19

São Paulo
9,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais
20,2% da população do estado

Sendo que, deste total:
20,5% trabalham
85% moram com outras pessoas
16% moram com estudante
72% contribuem com 50% ou mais da renda do domicílio
22% moram em domicílios que receberam auxílio emergencial
43% têm plano de saúde
58% têm comorbidades
2,2% testaram positivo para Covid-19

Antecipação do 13º salário

  • Em 2020, o governo federal antecipou o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

  • A primeira parcela do abono foi quitada entre abril e maio e, a segunda, em junho

Neste ano

  • Em janeiro deste ano, o governo anunciou que pretende repetir a antecipação, com pagamento da primeira parcela em fevereiro e, a segunda, em março

  • No entanto, ainda não saiu decreto do presidente autorizando a antecipação do benefício

  • A expectativa é que o decreto saia ainda no início do mês que vem e pagamento da primeira parcela seja em março

Pleito por 14º salário

  • Ao longo de 2020, entidades da sociedade civil, entre elas o Sindnapi, defenderam o pagamento do 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS

  • A iniciativa virou projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS), mas o texto não chegou a ser pautado para votação pelo então presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)

  • De acordo com o sindicato dos aposentados, a categoria foi a única não beneficiada com medidas econômicas do governo de enfrentamento à pandemia de Covid-19

  • Exemplos de ajuda que não chegaram aos aposentados são o auxílio emergencial, pago a grupos como informais e beneficiários do Bolsa Família, e linhas de crédito voltadas a pequenas e micro empresas

Fontes: Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados)

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.