A capital teve neste domingo (7) o dia mais frio do ano, com 6,5°C, segundo a medição oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mirante de Santana (zona norte). A temperatura, porém, foi ainda mais baixa na zona sul da cidade, que registrou -0,2°C em Engenheiro Marsilac, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
O frio extremo é provocado por uma massa de ar frio e seco, de origem polar, que tem atuado em todo o estado de São Paulo.
Além da zona sul da capital, a temperatura também foi negativa em Campos do Jordão (184 km de SP), onde os termômetros marcaram -1,2°C. Outra cidade que teve registro de temperatura abaixo de zero foi Rancharia (525 km de SP), com -1°C.
A previsão para o restante da semana é de que o frio ceda um pouco, mas o paulistano ainda deverá encarar dias gelados. Embora as máximas subam principalmente à tarde, as manhã e noites terão mínimas baixas. Nesta segunda-feira (8), por exemplo, ficarão entre 7°C e 17°C. No feriado desta terça-feira (9), vão de 9°C a 19°C.
O tempo deverá permanecer seco ao menos até a quinta-feira (11), com baixa umidade do ar principalmente durante o período da tarde na capital.
No estado, o Inmet informa que há previsão de geada na serra da Mantiqueira e no vale do Ribeira nesta segunda e também na terça.
Desabrigados
O frio aumentou também a necessidade de busca por abrigo entre moradores de rua da capital. Segundo a prefeitura, sob a gestão de Bruno Covas (PSDB), foram realizados, entre sábado e domingo, 176 acolhimentos de pessoas em situação de rua, com 69 recusas. Na madrugada anterior, 162 acolhimentos, com 24 recusas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.