Descrição de chapéu Zona Sul

Playgrounds estão interditados há um ano em parque da zona sul de SP

Prefeitura detectou parasitas nos tanques de areia do parque da Aclimação

São Paulo

Completa um ano nesta terça-feira (10) que três playgrounds com tanques de areia foram interditados pela prefeitura de São Paulo, no parque da Aclimação (zona sul). Na época, após usuários reclamarem da presença de fezes de gatos no local, a gestão Bruno Covas (PSDB) detectou parasitas na areia, capazes de prejudicar a saúde, e prometeu descontaminar os tanques. Porém, isso ainda não foi feito.

Na manhã desta segunda-feira (11), usuários do parque da Aclimação lamentam que os espaços ainda continuam fechados. 

O casal Fátima e Luiz Franco, 57 e 59 anos, respectivamente, moram na região e frequentam o local pelo menos duas vezes por semana.

A dona de casa Fátima ressalta que é "triste" caminhar pelo parque e observar os playgrounds cercados.

"É muito diferente de quando a gente trazia nossos filhos para brincar. Essa área estava sempre lotada de crianças." Já para seu marido, Luiz Franco, o estado dos parquinhos é de "abandono total".

Em fevereiro deste ano, a prefeitura disse ao Agora que as áreas dos parquinhos estavam passando por reparos e, conforme os trabalhos fossem finalizados, eles seriam reabertos à população. No entanto, os playgrounds seguem cercados com cartazes, agora já em más condições, indicando o fechamento do espaço. Além disso, os gatos continuam circulando pelo parque.

O comerciante André Bombonato, 53 anos, que frequenta diariamente a região, diz se preocupar com o número crescente de animais na área. "Eles continuam urinando nos playgrounds e na terra, ninguém toma nenhuma atitude", diz.

Para os moradores do bairro, o parque é a única área verde disponível. "É terrível ter um espaço tão grande com todos os playgrounds fechados. Criança gosta de brincar em parquinho, não de fazer caminhada", pontua o empresário Roberto Silveira, 43 anos. Ele acredita que o espaço fechado faz com que as crianças fiquem nos prédios e dentro de casa, perdendo o contato com a natureza da cidade.

Resposta

Questionada sobre o estado dos playgrounds, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente respondeu que as obras de recuperação dos três parques infantis encontram-se em "análise de documentação", após um processo licitatório de tomada de preços que foi realizado em julho deste ano. A secretaria também promete que "as obras terão início após essa etapa e deverão ser realizadas em um prazo de cinco meses".

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.