Descrição de chapéu Zona Norte

Calor faz alunos abandonarem aula em colégio da Freguesia do Ó

Por causa da sala sem ventiladores, estudantes foram para o corredor

São Paulo

Estudantes da Escola Estadual Jacomo Stávale, na Freguesia do Ó (zona norte), deixaram as salas de aula na noite desta segunda-feira (4) e passaram o horário letivo nos corredores.

Alunos nos corredores da Escola Estadual Jacomo Stávale, na Freguesia do Ó (zona norte) - Reprodução

Os alunos da escola pública afirmaram que não suportaram a alta temperatura das classes, que têm cerca de 40 alunos e nenhum ventilador —segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura, a temperatura na zona norte, às 21h de segunda-feira, estava em 27°C. 

“Todas as salas da escola estão sem ventiladores funcionando. À noite é ainda pior do que à tarde ou pela manhã. O clima fica insuportável”, afirma uma aula do terceiro ano do ensino médio. Segundo ela, estudantes de todas as turmas noturnas da escola não conseguiram assistir às aulas.

Pela internet, estudantes das escolas Professor Jair Toledo Xavier e Cacilda Becker, ambas na zona norte, também reclamam do calor nas salas de aula. Uma mãe disse que seu filho estuda na Jacomo Stávale e passou mal. Vídeos dos alunos nos corredores foram publicados em redes sociais. 

Alunas disseram ao Agora que no ano passado as salas tinham dois ventiladores. Porém, em 2019, um deles foi retirado e o outro deixou de funcionar. Quando questionada, segundo os estudantes, a diretoria não disse qual era o motivo da retirada nem quando os aparelhos seriam consertados. 

Nesta segunda, os alunos saíram das salas na metade da primeira aula e ficaram nos corredores até o horário de serem dispensados. 

“Os próprios professores não estavam aguentando o calor, então eles não reclamaram quando nós começamos a sair”, afirmou uma estudante.

Resposta

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da gestão João Doria (PSDB), diz que não há falta de ventiladores nas escolas estaduais Professor Jácomo Stávele e Cacilda Becker. 

Sobre a unidade Jácomo, a pasta afirma que já foram feitas substituições e reparos nos equipamentos. 
“Quanto à escola Becker, não há ventiladores quebrados. Quando apresentam defeitos, as unidades podem solicitar o reparo ou substituição”, diz.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.