Prefeitura de São Paulo promete entregar mais 4 piscinões até dezembro

Gestão Covas divulga plano de enchentes e diz que outros 5 reservatórios serão entregues em 2020

São Paulo

A partir desta sexta-feira (15), a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), coloca em ação o plano chuvas de verão. Até o fim de dezembro, promete entregar mais quatro piscinões, dois no Tremembé (zona norte) e dois no córrego Ipiranga (zona sul), regiões onde as enchentes são recorrentes há décadas.

Dias atrás, o reservatório da avenida Diógenes Ribeiro de Lima (zona oeste) passou a operar —a obra havia sido finalizada em junho.

Juntos, os cinco piscinões têm capacidade de armazenamento de 234 mil m³ de água, o equivalente a 93,6 piscinas olímpicas, segundo a prefeitura.

A capital possui 470 áreas de risco mapeadas. “Nove geólogos foram contratados para atualizar os mapas, onde há áreas de deslizamentos. Esperamos concluir o estudo no próximo ano”, diz o secretário municipal de segurança urbana, o coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira.

A gestão Covas espera que o paulistano posse se livrar, ao menos, de dois problemas históricos na temporada de chuvas. “Um alagamento que irá sumir é o da Ricardo Jafet (região do Ipiranga); outro local será no Tremembé, com as obras estruturantes realizadas”, garante o secretário de infraestrutura urbana e obras, Vitor Aly.

No total, são 32 reservatórios para minimizar os problemas causados pelas enchentes. Para o próximo ano, a previsão é entregar mais cinco: Aricanduva R7 e R8 (zona leste), córrego Paciência e Tremembé R5 (zona norte) e piscinão Lagoa Aliperti (zona sul).

Em anos anteriores, a prefeitura costumava lançar o plano preventivo de chuvas no início de dezembro, o que foi antecipado.

“Tiramos dez vezes mais lixo dos córregos, uma das ações para atenuar esse grande problema na cidade que são as enchentes”, disse Covas, por vídeo.

Alertas

Outros recursos anunciados pela prefeitura serão os alertas nas rodovias estaduais dos pontos de alagamentos e enchentes na cidade. As mensagens serão emitidas pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) aos motoristas, a fim de que busquem rotas alternativas.

Os displays dos relógios de rua também serão utilizados para os avisos preventivos de chuvas, assim como o aplicativo SP Seguro, que a pessoa terá de baixar gratuitamente pelo celular.

“Alertar o cidadão a respeito da situação das chuvas na cidade é fundamental para preservação de vidas e do patrimônio (veículo), além de facilitar o trabalho das equipes operacionais da prefeitura”, diz o secretário e coronel José Roberto de Oliveira.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.