Descrição de chapéu Zona Leste

Abertura de CEUs na zona leste de SP está atrasada

Unidades deveriam receber os alunos nesta quarta (5), mas estão em obras

Anunciados para iniciar suas atividades nesta quarta-feira (5), os CEUs (Centros Educacionais Unificados) Vila Prudente e Parque do Carmo, ambos na zona leste, não receberam alunos. 

O começo das atividades escolares havia sido prometido pelo secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, em entrevista ao Agora, no início de janeiro. Segundo ele, as áreas comunitárias das unidades levariam mais um mês para ficarem prontas. Porém, funcionários não sabem quando as obras serão concluídas.

As aulas no CEU Parque do Carmo, na zona leste, foram prometidas para começar nesta quarta-feira (5), mas as unidades ainda estavam em obras - Ronny Santos/Folhapress

A pior situação é a do CEU Parque do Carmo. Segundo funcionários, apenas as obras de um dos três prédios do espaço foram finalizadas com instalação de eletricidade e água. Ainda assim, colchonetes embrulhados em plástico estavam na entrada. Além dos blocos, a área externa do CEU segue em obras. A maior parte da calçada ainda está cercada por tapumes. 66 alunos estão matriculados na creche do centro educacional.

Já o CEU Vila Prudente, segundo funcionários, começa a receber alunos nesta quinta-feira (6), em horário reduzido, e no horário regular a partir da próxima segunda-feira (10). No local, a reportagem viu trabalhadores executando obras nas áreas externas e internas de um dos prédios da unidade. 

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), as construções começaram em dezembro de 2015. No Parque do Carmo, as obras foram suspensas em 2016. Já na Vila Prudente houve paralisação em 2017. As duas obras foram retomadas em outubro de 2018. 

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação, que é errado afirmar que não houve atendimento nesta quarta-feira (5). A gestão Bruno Covas (PSDB) diz que ambos os equipamentos iniciaram as atividades. "Assim como em várias unidades da capital, o primeiro dia letivo foi de acolhimento e apresentação. Por se tratar de unidades recém entregues a gestão recebeu e conversou com os responsáveis, prática comum para a faixa etária atendida", afirma. 

"No CEU Vila Alpina (Vila Prudente), duas reuniões apresentaram a unidade e o projeto pedagógico aos pais que compareceram, o horário reduzido essa semana, assim como em outras unidades em toda a rede, é para adaptação das crianças na nova escola. Na próxima semana o atendimento será integral", diz.

"O equipamento terá capacidade para atender 508 alunos de 0 a 5 anos e tem previsão de funcionamento completo em fevereiro. Inicialmente, a unidade atenderá 213 alunos de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola).  O atendimento das crianças será feito no térreo [CEI] e primeiro andar [EMEI}", afirma a nota. "O CEU Parque do Carmo também está aberto para atendimento e informações aos responsáveis pelos alunos. Na sexta-feira está marcada uma reunião para apresentação do trabalho que a unidade fará ao longo de 2020. O equipamento terá capacidade para atendimento de 124 alunos para o ano de 2020. Cabe lembrar que a previsão de conclusão dos demais equipamentos das unidades está prevista para o fim de fevereiro e, em ambos os casos, a obra não prejudica ou interfere no andamento das aulas."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.