Descrição de chapéu Alalaô

Confira fotos dos antigos Carnavais de São Paulo

Cenas mostram bailes, desfiles na avenida Tiradentes e blocos nas ruas

Porta-bandeira e mestre-sala fazem evoluções em Carnaval organizado pela Secretaria do Menor, no Anhangabaú, em 1973 - Eder Chiodetto/Folhapress
São Paulo

O Carnaval de São Paulo cresceu e conquistou mais espaço nos últimos anos, mas a vocação da cidade para a folia não é de hoje.

É o que mostram fotografias feitas entre as décadas de 1960 e 1980, um registro histórico do Carnaval paulistano.

Elas mostram bailes, desfiles de escolas de samba na avenida Tiradentes e a animação dos blocos de rua.

E havia situações curiosas. Entre o final dos anos 1950 e os anos 1950, uma rádio de São Paulo criou o chamado baile da resistência, em que foliões dançavam por três dias seguidos. 

A competição era transmitida ao vivo pelo rádio. Inicialmente, um palco para os foliões dançarem era montado no centro da capital. Depois, foi transferido para o ginásio do Ibirapuera. 

Os desfiles das escolas de samba foram oficializados em 1967 pelo prefeito Faria Lima. No ano seguinte, as apresentações aconteceram na avenida São João, com entrada gratuita para as arquibancadas.

Na mesma época, Faria Lima encomendou um regulamento para um concurso entre as escolas de samba. O modelo a ser seguido era o carioca.

Com o crescimento das escolas, os desfiles foram transferidos para o Anhangabaú e depois para a avenida Tiradentes. Só deixou a via em 1991, quando o Sambódromo do Anhembi, projetado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.