Consultório ao ar livre atende até 120 pessoas por dia em SP

Médica recebe pacientes uma vez por mês em tenda montada em frente a UBS na zona leste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

“Aqui nós vamos trabalhar a sensação de bem-estar. E como eu sei que tenho sensação de bem-estar? Quando os cantinhos da boca estão para cima, sorrindo, com alegria.” Foi assim que a médica Maria Imaculada Aparecido, 59 anos, encerrou a breve palestra na praça General Humberto de Souza Mello, no Belenzinho, zona leste de São Paulo. É lá que toda primeira quarta-feira do mês ela atende quem precisa de uma nova receita, ver o resultado do exame ou apenas para esclarecer uma dúvida.

O Agora acompanhou o atendimento nesta quarta (4), quando ao menos 70 pessoas aguardavam pela médica. Foi um dia de movimento fraco devido ao frio e garoa fina. Em dias mais ensolarados, 120 pessoas já foram recebidas.

A iniciativa de levar o consultório para a rua foi da própria médica. Especialista em saúda da família, Imaculada queria se aproximar ainda mais da população que ela atende na UBS Belenzinho, onde trabalha. No começo, há cerca de oito anos, os encontros eram itinerantes. O programa cresceu e ganhou até nome: Tenda da Saúde. Entretanto, como a própria Imaculada define, está mais para uma festa da saúde.

Além da tenda, mesas e cadeiras são levadas à praça. Um DJ coloca as músicas solicitadas pela própria médica, um samba rock bem animado. Fitas com corações brilhantes enfeitam a tenda, e bexigas as árvores. Enquanto esperam, pacientes comem bolinho e um suco de caixinha. Tudo pago por meio de doação.

Quem chegar até as 9h30 consegue pegar senha e garante atendimento com a médica. Após esse horário, é possível apenas medir a pressão e a glicose. Ou ainda cortar o cabelo gratuitamente, na praça mesmo.
Os atendimentos começam depois que Imaculada faz uma breve palestra. Neste mês foi sobre o novo coronavírus. Falou sobre como lavar as mãos e pediu a todos que não se desesperassem. “Já passamos por tantos vírus e não superamos? Vamos passar por esse também”, disse.

Já perto das 9h ela começa o atendimento. Cumprimenta a todos com um sorriso nos lábios e olho no olho, prestando atenção em cada relato dos pacientes. “Olhar e ouvir [o paciente] é um desafio. Não se aprende na faculdade. É como um dom e eu não abro mão.”

Atualmente, a médica e sua equipe são responsáveis por mil famílias que moram nos arredores da UBS Belenzinho. E ela sabe o nome de todos os pacientes e a doença de cada um deles. 

E como faz para guardar tanta informação? Segundo a médica, é o amor que ela pratica como uma missão. “É o envolvimento profundo e extenso com cada pessoa que está inserida em uma família e que forma esta comunidade. Não é mecânico. Não é por dinheiro nem por obrigação da profissão. É por amor. A medicina é profissão, mas é missão também. As duas coisas juntas. É por aí que as pessoas vão ter saúde: se envolvendo com o outro. É uma troca”, afirmou Imaculada.

Local recebe ginástica para terceira idade

Enquanto pacientes aguardam pelo atendimento na Tenda da Saúde, um outro grupo, a maioria de idosos, ocupa a quadra na mesma praça General Humberto de Souza Mello. Eles fazem atividade física de duas a três vezes por semana com o cabo Angelândio Soares Barreto, da Base Comunitária da Polícia Militar que fica na praça.

Com formação em educação física, cabo Barreto garante que pega firme nas aulas de fortalecimento muscular e alongamento. “Treino leve é fisioterapia. Eles [alunos] precisam recuperar força física e massa muscular”, afirmou.

O treino contribui com o bem-estar físico, mental e emocional que a médica Maria Imaculada Aparecido espera promover com os encontros mensais na “festa da saúde”. E quem pratica garante que as aulas do cabo Barreto dão resultado.

A aposentada Edith Boccia, 73 anos, é uma das alunas mais antigas do grupo, chamado Geração Saúde. “Quando começamos éramos uns seis alunos. Agora já somos quase 60. Melhorei minha força muscular e hoje me sinto mais ágil, disposta e alegre."

Tenda da Saúde conta com ajuda de voluntários para funcionar

Para fazer a festa da saúde, a médica Maria Imaculada Aparecido conta com o apoio de agentes de saúde, enfermeiros e auxiliares que formam sua equipe de Estratégia de Saúde da Família. Mas há um grupo de pessoas que ajuda apenas pelo prazer de servir. Ao todo, são 15 pessoas trabalhando.

Um dos voluntários é o cabeleireiro Noé Herrera, 35 anos. Ele conta que soube do trabalho da médica por conta de uma amiga de sua igreja que é do conselho gestor da UBS Belenzinho. Ele corta cabelo de quem chegar e não cobra nada. “Eu atendo de 12 a 15 pessoas e me sinto muito feliz em ajudar o próximo”.

O autônomo Itamar Paulino de Sillos Filho, 63 anos, foi um dos que aproveitou para cortar o cabelo enquanto esperava pela consulta médica. “Eu já cortei o cabelo com ele no salão, mas hoje vai ser de graça”, disse Itamar, que na quarta foi trocar uma receita e agora vai ter que acompanhar a pressão por uma semana no posto. “Estava alta e vou ter que fazer o controle”.

O estudante de direito Claudio Luiz Machado, 25 anos, é outro voluntário. Ele ajuda a arrumar e retirar as mesas e cadeiras que são doadas e seleciona as músicas para a médica. “É um prazer ajudar”. 

Médica atua com carinho e dedicação, diz população

A Tenda da Saúde nem estava montada quando a dona de casa Cristiane Parente, 40 anos, chegou na praça General Humberto de Souza Mello Barreto. Eram 6h40 e fazia frio, apesar de ainda ser verão. Ela queria garantir o atendimento com Maria Imaculada Aparecido e foi a primeira a chegar.

“Ela é tão boa que raramente a gente consegue vaga com ela no posto. Então a gente vem aqui, pois temos a certeza que seremos atendidos”, afirmou Cristiane, que foi esclarecer o resultado de alguns exames.

A costureira Nanci Molina, 31 anos, confirma a disputa pela agenda da médica. “Ela é muito boa e só quero passar com ela”, disse Nanci, que foi para pedir exames para os filhos Rita, 8 anos, e Matheus, 5 anos.

O motivo da disputa pela consulta com Imaculada é porque ela atende a todos com doçura. “Ela é paciente, explica o que você tem e não tem e é dócil. Ela olha nos olhos e diz o que precisa e o que não precisa fazer. Precisamos de mais médicos assim como ela”, disse.

O engenheiro Marcos Fernando Hecke, 65 anos, e a mulher dele, Marilena Hecke, 56 anos, conheceram a Tenda da Saúde em 2015, depois que ele ficou desempregado e não tinha mais como continuar pagando pelo plano de saúde.

“Uma das coisas que mais me impressiona é que ela [a médica] sempre está com um sorriso no rosto e pergunta da minha saúde. Como ela consegue lembrar? Mas isso não é só comigo, é com todos os pacientes”.

A agente de saúde Rosângela Aparecida de Oliveira, 54 anos, está na equipe da médica há oito anos e confirma o envolvimento dela com os pacientes. “O que ela faz pelas pessoas é emocionante. Ela vai além”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.